InCor amplia troca de informações entre médicos e equipes de saúde do país

Nova estrutura em telemedicina do hospital aumenta capacidade de realização de conferências à distância no Brasil e no exterior e expande gradualmente a oferta de cursos do Instituto ministrados por meio desta tecnologia.

Com informações da Assessoria de Imprensa do InCor

O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC), ligado à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (15), um Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina no Centro Incor de Telemedicina e Telessaúde (CITT).  Criado em 2009, o Centro Incor de Telemedicina e Telessaúde (CITT) teve sua estrutura tecnológica ampliada, graças a um investimento de cerca de R$ 420.000,00, oriundos do Ministério da Saúde / FNS – Fundo Nacional (R$ 200.000,00), Governo do Estado de São Paulo (R$ 100.000,00) e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (R$ 120.000,00) – neste último caso, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

O Núcleo do Incor passou a integrar o grupo de 73 núcleos de hospitais da Rute do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, numa troca contínua de experiências e conhecimento técnico-científico entre estas unidades de ensino.

Os recursos propiciaram a aquisição de três estações de videoconferência,  duas câmeras filmadoras, quatro microcomputadores,  monitores, microfones e mesa de corte de áudio e vídeo para edição, além de mesa de som, seis televisores, lousa digital, projetor e equipamentos para reforço da rede de transmissão de dados eletrônicos sem fio (wireless), como switch e roteadores.

Segundo o coordenador do CITT, Carlos Alberto Pastore, a nova estrutura propiciará ao Centro expandir gradualmente a oferta de cursos à distância pelo Incor, cujo carro-chefe atualmente é o Curso Anual de Eletrocardiografia.

Resultará ainda no aumento da capacidade de realização de videoconferências a partir do Incor para outros locais do Brasil e do exterior – como as que já acontecem rotineiramente nas reuniões científicas da Divisão de Cirurgia Cardiovascular e do Laboratório de Patologia da Cardiologia Pediátrica.

Também será possível ao CITT oferecer aos profissionais de saúde do Incor um número maior de sessões de webconferência, como aquelas que a equipe de enfermagem realiza periodicamente com grupos do Brasil e do exterior, como o do Boston Children Hospital.

Mais informações: www.incor.usp.br