Laboratório do INCT-SEC cria software que auxilia a evacuação de locais aglomerados

Sediado no ICMC, instituto desenvolve software que pode auxiliar na evacuação de locais com grande número de pessoas como estádios de futebol e shows.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveu um software que pode auxiliar a evacuação de locais com grande número de pessoas, como estádios de futebol e shows. A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais (VHLab), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que integra o INCT-SEC.

Foram utilizados algoritmos de visão computacional para criar personagens virtuais (avatares) e o software capaz de simular a evacuação em locais com grande aglomeração de pessoas. Batizado de CrowdSim, o programa tem como diferencial a capacidade de representar diferentes situações, inclusive eventos de pânico e emergência com tumulto. Ele é capaz de simular diferentes cenários de planos de contingência, que podem ser testados na vida real. Além disso, é possível simular comportamentos diferenciados das pessoas, como crianças, idosos, pessoas com problemas de locomoção, entre outros.

O CrowdSim já foi testado no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, onde foram levantados dados da estrutura física, capacidade de lotação e ocupação durante os jogos para configurar a ferramenta, e simuladas diferentes situações de evacuação. A ferramenta também auxilia na decisão da localização de câmeras de segurança, saídas de emergência, redimensionamento de corredores, portas e áreas de trânsito.

Entre os parceiros do VHLab, que desenvolveu o software, está o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Com informações da Assessoria de Comunicação INCT-SEC

Mais informações: email imprensa@inct-sec.org, site www.inct-sec.org