ICMC e Exército desenvolvem aeronave para monitorar fronteiras

Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro e ICMC desenvolvem novas tecnologias para Veículos Aéreos Não Triplados (VANT) em parceria.

Júlio Bernardes / Agência USP

Novas tecnologias e aplicações para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vão ser criadas com a parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos (ICMC) da USP. Entre as utilizações previstas para as aeronaves está o monitoramento de fronteiras. O termo de intenções de cooperação foi assinado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em São Paulo, no último dia 15 de dezembro.

“A parceria reúne as experiências do INCT-SEC e do Exército em sistemas embarcados críticos e aeronaves não tripuladas”, diz a professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, diretora administrativa e operacional do Instituto, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “A partir desta aproximação, serão definidas quais as aplicações e os produtos que serão desenvolvidos durante o convênio”.

O INCT-SEC doou ao Exército um veículo desenvolvido no Instituto, denominado “Tiriba”, que será utilizado nas atividades militares e poderá servir de base para a aquisição de aparelhos semelhantes. “A parceria também permitrá o desenvolvimento de outros veículos que se adequem às especificações requeridas pelo Exército”, aponta Kalinka.

Dentro do convênio, integrantes do Exército realizarão Mestrado e Doutorado no ICMC, que sedia o INCT-SEC. “Estas atividades são importantes para a formação de recursos humanos e a aquisição e intercâmbio de conhecimentos”, diz a professora.

Missões

O VANT desenvolvido pelo INCT-SEC, em parceria com a empresa AGX Tecnologia, de São Carlos,
é um robô aéreo que voa e executa missões de forma autônoma, sem a intervenção de um piloto. No Exército, o VANT é necessário no trabalho de monitoramento das fronteiras do Brasil, em parceria com a Polícia Federal, e no reconhecimento de locais de difícil acesso por meio de fotografias e filmagens.

O veículo criado no Instituto é elétrico e possui uma hora de autonomia de vôo, sendo que após esse período, ele pode pousar para troca de baterias. “Ele realiza as missões que são passadas por meio de smartphone ou tablet e retorna ao local de partida ou para um ponto específico determinado pelo programador da missão”, diz a profesora Kalinka.

O aparelho pesa entre 3,7 e 4 quilos e possui envergadura (distância entre uma ponta e outra da asa) de 3 metros. “Por ser autônomo e inteligente, o veículo pode ajustar sua rota conforme as variações dos ventos, por exemplo”, acrescenta a professora do ICMC. O lançamento do VANT é feito à mão e o pouso acontece por meio de para-quedas.

A assinatura do convênio teve a presença do Chefe do DCT, General de Exército Sinclair James Mayer; do Tenente-Coronel Renato Massayuki Okamoto; do coordenador do INCT-SEC e Diretor do ICMC (sede do INCT-SEC), José Carlos Maldonado; da diretora administrativa e operacional e professora do ICMC, Kalinka Castelo Branco; e do diretor de relações institucionais, professor Onofre Trindade Junior, também do ICMC. Esteve presente ainda o presidente da Fapesp, Celso Lafer, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Mais informações: email imprensa@inct-sec.org