Parceria entre INCT-SEC e ICMC pesquisa aplicação de VANTs na agricultura de precisão

Pesquisa tem como objetivo principal aumentar a produtividade e a qualidade da produção agrícola. Parceria com o ICMC pretende desenvolver um protótipo para testes que futuramente pode ser tornar um produto comercializável.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na agricultura de precisão é um dos temas pesquisados pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) e tem como objetivo principal aumentar a produtividade e a qualidade da produção agrícola. Parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, representados pelo professor Jó Ueyama, pretende desenvolver um protótipo para testes que futuramente pode ser tornar um produto comercializável.

Leandro Bertini Lara Gonçalves, aluno do primeiro ano do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Unesp de São José do Rio Preto desenvolve trabalho sobre a área. Sob a orientação do professor Alex Sandro Roschildt Pinto, ambos integrantes do INCT-SEC, Gonçalves teve bolsa de Iniciação Científica (IC) implementada, com o apoio do Instituto, no último mês de outubro.

A pesquisa busca otimizar a rota de VANTs para a coleta de dados aplicados à agricultura de precisão. Com as informações obtidas pelo uso de sensores sem fio implantados adequadamente na área de cultivo, a aeronave pode percorrer o menor caminho possível, considerando regiões mais críticas como rios, moradias e elevações, e aplicar agrotóxicos de modo mais controlado, preciso e eficiente.

Dessa forma, segundo os pesquisadores, há uma elevação do valor agregado do produto agrícola com a redução de custos, ampliação da produtividade e melhoria da qualidade (pelo uso adequado de insumos), o que beneficia diretamente tanto a população quanto a economia do país, que passa a contar com aumento da competitividade dos commodities nos mercados internacionais. Inicialmente, cultivos como o de soja no Centro-Oeste, cana-de-açúcar no Sudeste e arroz no Sul podem se beneficiar da técnica.

De acordo com Gonçalves, “a iniciação científica tem grande importância para meu desenvolvimento pessoal, pois pode permitir o aprofundamento em algumas áreas de estudos, resultando em uma maior e mais rápida absorção desse conhecimento. Também me permite conhecer como é feito um trabalho científico desde o  projeto até a publicação”.

Um dos principais objetivos do INCT-SEC é aumentar a rede de cooperação entre pesquisadores da área de sistemas embarcados críticos de diferentes universidades brasileiras.

Mais informações: site www.inct-sec.org,  www.icmc.usp.bremail imprensa@inct-sec.org