Pesquisa contribui para a eficiência energética de redes

Método de orquestração de funcionalidades é alternativa para economizar energia em redes de computadores.

Projeto desenvolvido no Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP resultou em uma proposta para ser aplicada em sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como Data Centers (locais onde estão alocados os centros de processamento de dados de empresas e organizações), visando a economia de energia. “Nós desenvolvemos um método de orquestração de funcionalidades de eficiência energética que permite a elas trabalharem em conjunto”, destaca a autora do projeto, a cientista da computação Ana Carolina Riekstin.

A pesquisadora explica que, atualmente existem diversas funcionalidades (as chamadas capabilities) que visam a economia de energia em Sistemas de TIC. Podem ser softwares ou protocolos de rede, aplicados em várias camadas da rede, e que consistem, por exemplo, em colocar alguns equipamentos “para dormir” quando não estão sendo utilizados. Entre eles há o Synchronized Coalescing (SC) e o SustMMS. Outro exemplo é a funcionalidade ALR, que reduz a velocidade do link, levando à redução do consumo de energia elétrica. Entretanto, essas funcionalidades somente podem ser utilizadas isoladamente e não trabalham de forma combinada.

A pesquisa está servindo de base para um projeto envolvendo o LASSU e a Ericsson Research. “Fizemos os testes em uma rede de pequena proporção, mas é possível sim levar o sistema para redes maiores”, informa Ana Carolina.

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Ana Carolina, Orquestração de Funcionalidades de Eficiência Energética para Gerenciamento Sustentável de Redes, realizado sob a orientação da professora Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do LASSU, e defendida no último dia 7 de julho. O trabalho contou com a co-orientação de Catalin Meirosu, pesquisador da Ericsson Research.

Ana Carolina explica que a motivação para pesquisar o tema veio do fato de os grandes Sistemas de TIC, como operadoras de redes e Data Centers, consumirem uma grande quantidade de energia elétrica, levando a altos custos operacionais, além da emissão de carbono, o que contribui com o efeito estufa.

Trabalho conjunto

“O método que desenvolvemos permite a orquestração das funcionalidades de modo que elas trabalhem em conjunto de forma combinada, além de indicar a melhor funcionalidade a ser utilizada para cada situação”, explica. “Já a perda de performance pode ocorrer, mas é de forma controlada”, completa. No método desenvolvido pela pesquisadora, ela também propõe uma árvore de decisão, que é parte do processo de orquestração de funcionalidades.

Ana Carolina pesquisou a literatura sobre o tema e, a partir daí, desenvolveu um método e o implementou em um protótipo. Nos laboratórios do LASSU, o grupo de projeto em que ela trabalha emulou uma rede real utilizando Mininet, ou seja, montou uma rede diretamente, como se fosse, de fato, utilizá-la. “Constatamos que a orquestração conseguiu resolver o problema de encontrar a melhor combinação de funcionalidades para um determinado cenário. Com isso, obtivemos economias adicionais de energia devido a essa combinação, além de garantir uma operação sem conflitos”, conclui.

Valéria Dias / Agência USP de Notícias 

Mais informações: (11) 3091-1092, no LASSU, ou email carolina.riekstin@usp.br, com a pesquisadora Ana Carolina Riekstin

Scroll to top