Plataforma criada na EACH facilita uso de informações do Diário Oficial

Fruto de uma parceria firmada com a Controladoria Geral do Município, a ferramenta disponibiliza em formato aberto o conteúdo do Diário Oficial.

Da Assessoria de Imprensa da EACH

O Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP lançou o Diário Livre, plataforma colaborativa que permite o acesso ao Diário Oficial da Cidade de São Paulo por meio de consultas mais ágeis, além da análise e o cruzamento de grandes massas de dados.

portal20141031_1

Fruto de uma parceria firmada com a Controladoria Geral do Município (CGM-SP), a ferramenta disponibiliza em formato aberto e acessível o conteúdo do Diário Oficial, como leis, portarias, decretos, nomeações, editais de licitação e outros atos administrativos da administração pública municipal.

“Atualmente o Diário Oficial está disponível na versão papel e por meio de consultas no site da imprensa e em formato PDF. A parceria disponibiliza o conteúdo em formato texto, TXT, facilitando o uso das informações”, explica a professora Gisele Craveiro, do curso de Sistemas de Informação, que desenvolveu a plataforma com o professor José Pérez Alcázar e com alunos de graduação e pós-graduação da EACH.

“Nós queremos disponibilizar o conteúdo do Diário Oficial em um formato que possa ser reutilizável para os usuários. A plataforma permite o uso de ferramenta de busca, extração automática de dados e o download de arquivos para o próprio computador”, afirma a professora, destacando que foram reproduzidos, na primeira etapa do projeto, todos os dados publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo entre 2003 e 2013.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Representantes do segmento empresarial, do meio acadêmico, dos movimentos sociais, do governo e da sociedade civil serão estimulados a avaliar o Diário Livre e a sugerir melhorias. A versão final da plataforma será submetida à administração municipal e poderá servir de base para a reformulação do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

A base de dados dos diários de 2014 deve estar online nos próximos dias. A atualização automatizada das informações ainda está na dependência de trâmites internos da administração pública municipal que estão sendo revistos para que seja possível ter uma forma de alimentação automática. Enquanto isso, o sistema deverá ser atualizado semanalmente.

O Diário Livre é o primeiro trabalho desenvolvido pela parceria entre a USP e a Controladoria Geral do Município. O acordo entre as duas instituições prevê ainda diversas iniciativas para ampliar o acesso às informações municipais de interesse público.

Mais informações: (11) 3091 8134