Professores e alunos da USP participam da Campus Party

Além de acompanhar a programação do evento, alunos e professores apresentaram palestras e levaram suas ideias de startup.

De 3 a 8 de fevereiro, São Paulo recebeu a oitava edição da Campus Party Brasil, o maior evento de tecnologia e inovação realizado no país. Professores e alunos da USP estavam presentes não apenas como público, mas também apresentando palestras e participando das atividades propostas pelo evento.

Os professores André Fleury e Eduardo Zancul, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) apresentaram no dia 6 a palestra “Makers colaborativos: inovando para pessoas com deficiência“. Junto ao Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, os docentes falaram sobre conceitos que fundamentam os projetos de desenvolvimento colaborativo de tecnologia assistiva, as etapas de um projeto de inovação, a metodologia do design thinking, entre outros.

Pela Campus Party também passaram alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Eles participaram do Startup&Makers Camp, parte do evento que contou com a inscrição de 600 empresas nascentes, as famosas startups, dentro das quais apenas 200 foram selecionadas para participar da Campus Party. Entre elas estava o Busca Opiniões, criado pelo doutorando do ICMC Pedro Balage Filho. Com o objetivo de fornecer um mecanismo de busca online por opiniões de produtos e serviços, o Busca Opiniões foi selecionado juntamente com outras 100 iniciativas na categoria startups em estágio inicial.

Além de Balage Filho, outros estudantes do ICMC estiveram no evento. Onze deles fizeram a visita com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. O mestrando Adam Moreira Pinto participou da mesa redonda “Competições da robótica e a disseminação da tecnologia”, que aconteceu na noite do dia 4 de fevereiro.

Mais informações: site www.campus-party.org/brasil