Pasusp recebe até agosto inscrições para obtenção de bônus

Estudante pode ter até 15% de bônus no vestibular da Fuvest, dependendo da nota obtida na 1ª fase. São até 5% de bônus para alunos do 2º ano e até 10% para alunos matriculados no 3º ano.

Informação importante: O Programa de Avaliação Seriada foi encerrado em 2018. Para informações sobre como estudar na USP, consulte https://www5.usp.br/ensino/

Alunos que estão cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras podem fazer inscrição para participar do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), de 22 de junho até 15 de agosto.

O Pasusp oferece ao estudante que participa do programa até 15% de bônus no vestibular da Fuvest, dependendo da pontuação obtida na 1ª fase. São até 5% de bônus para alunos matriculados no 2º ano e até 10% para alunos matriculados no 3º ano.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no vestibular e fazendo a prova, estes receberão 2% de bônus. Se alcançarem 40 dos 90 pontos possíveis na prova, recebem os outros 3% de bônus e carregam esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

A inscrição deve ser feita pelo site da Fuvest. Primeiro o estudante deverá se cadastrar como usuário da Fuvest na seção Cadastramento de Usuário. Depois de receber mensagem por e-mail confirmando o cadastramento, o interessado acessará o sistema para realizar a sua inscrição, sendo indispensável o número de seu CPF, que pode ser obtido em agências da Caixa, Banco do Brasil ou dos Correios.

Não há taxa de inscrição para participar do Pasusp. Depois de inscrito no Programa, o estudante deverá inscrever-se gratuitamente também para participar do vestibular da Fuvest, de 24 de agosto a 10 de setembro, cuja prova da 1ª fase será realizada em 25 de novembro.

Mais alunos de escolas públicas ingressaram na USP em 2012

O Pasusp – que, desde o ano passado, foi estendido também aos alunos do 2º ano com o intuito de estimular neles o interesse pela USP e aproximá-los do processo de seleção – faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) que é um conjunto de ações de inclusão social aprovadas desde 2006 pela Universidade, com o intuito de ampliar o acesso do estudante de escola pública à Universidade. As ações são realizadas antes do ingresso do aluno no vestibular da Fuvest, através dos bônus, e após o ingresso com bolsas de apoio à permanência do aluno: moradia, transporte e alimentação financiados pela USP.

Neste ano, mais alunos da rede pública de ensino ingressaram na USP. Do total de 10.852 vagas oferecidas no vestibular da Fuvest 2012, 3.038 foram preenchidas por estudantes oriundos da escola pública, beneficiados pelo Inclusp. Destas vagas preenchidas por alunos da escola pública, 10,5% são de alunos beneficiados diretamente pelos bônus concedidos pelo Pasusp, o que corresponde a mais de 300 alunos, de um total de 21 mil alunos inscritos no Programa.

Para mais informações sobre o Pasusp acesse o site do Programa ou ligue para o plantão de dúvidas que a Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza para esclarecimento de dúvidas, e fale com a Lurdinha: (11) 3091-3288, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira; ou pelo e-mail: pasusp@gmail.com

Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria