Prazo de inscrição na Fuvest 2015 termina na segunda-feira (8)

A inscrição deverá ser feita pelo site www.fuvest.com.br, com taxa paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro, usando o boleto gerado até 8 setembro.

Da Agência USP de Notícias

Termina no dia 8 de setembro, segunda-feira, o período de inscrições para o vestibular Fuvest 2015 que selecionará 11.057 candidatos para a USP (número igual ao do ano passado) e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 em 2014), totalizando 11.177 vagas. O vestibular passado registrou mais de 172 mil inscritos, 24.4 mil dos quais eram treineiros.

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.
As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site www.fuvest.com.br . O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00 (R$ 130,00 no ano passado), poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro (terça-feira), usando o boleto gerado até 8 setembro (segunda-feira), último dia de inscrição, até 23h59min.

O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu Documento de Identidade.

O candidato que completar a inscrição no prazo (8/9/2014) e pagar a taxa de inscrição até o dia 9 de setembro (terça-feira), receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site www.fuvest.com.br a partir do dia 27 de setembro. Esse número permitirá ao inscrito obter os endereços em que fará as provas de primeira e segunda fases.

O programa de inscrição permitirá, até às 23h59min de 9/9/2014 (terça-feira), que o candidato possa retificar informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone, endereço eletrônico. Não será possível a retificação do número do CPF do candidato.

A primeira fase será realizada no dia 30 de novembro, domingo, com início às 13 horas. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 4/1/2015 (domingo) responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 5/1/2015 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 6/1/2015 (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Em relação à Nova Ortografia, a Fuvest lembra que, de acordo com o Decreto 7.875, de 27/12/2012, “a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida”.

A primeira chamada será feita no dia 31 de janeiro de 2015. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site www.fuvest.br na seção “Usuários”.

Univesp

Também até 8 de setembro podem ser feitas inscrições para o vestibular do curso Licenciatura em Ciências – Modalidade EaD (semipresencial) – 2015, oferecido pela USP em parceria com o Programa Univesp, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Oferecido pela quinta vez, o curso terá 360 vagas, com atividades presenciais nas seguintes cidades: Jaú (40 vagas), Lorena (40 vagas), Piracicaba (40 vagas), Ribeirão Preto (40 vagas), Santos (40 vagas), São Carlos (40 vagas) e São Paulo (120 vagas).

As regras, taxas e prazos para inscrição são os mesmos dos demais cursos de graduação da USP.

Mais informações: site http://www.fuvest.br/vest2015/manual/manual.stm