MENUMENU
single-servicos.php

Visitas monitoradas à Estação Meteorológica – São Paulo

A Estação Meteorológica foi a precursora dos serviços regulares do Instituto Astronômico e Geofísico no Parque do Estado, bairro da Água Funda. Foi inaugurada em 22 de novembro de 1932, no local onde se realizavam as obras do novo Observatório Astronômico de São Paulo, e onde permanece até hoje.

Encontra-se registrada junto à Organização Meteorológica Mundial sob o número 83004. Ela é constituída de um cercado meteorológico, de um conjunto de salas no terraço do edifício da administração do Parque de Ciência e Tecnologia da USP e de uma torre no alto deste mesmo edifício. Em termos geográficos, tanto o cercado quanto o edifício encontram-se nos arredores de um marco correspondente à latitude 23°39’S e à longitude 46°37’W. Estas instalações tem sido praticamente as mesmas desde o início de nossas atividades, na remota manhã de 22 de novembro de 1932.

Além de coletar, tratar e disseminar suas observações de superfície, e de receber visitantes de todas as faixas escolares ao longo do ano, a Estação Meteorológica tem auxiliado nas aulas práticas do curso de Bacharelado em Meteorologia da USP.

Scroll to top