Serviço de Informação ao Cidadão – USP


Perguntas Frequentes

1 – Administração e Finanças

 1.2 – Orçamento

Estão disponíveis os dados Orçamentos e a Distribuição das Dotações Orçamentárias relativos ao período de 2009 ao ano atual.

1.3 – Revisão Orçamentária

Estão disponíveis os relatórios relativos as revisões orçamentarias referentes ao período de 2016 a 2018.

1.4 – Demonstrativos de Receitas e Despesas

Estão disponíveis as planilhas e relatórios relativos ao período de 2010 a 2019:

  • Sistema de Informações Financeiras para o Conselho Universitário
  • Evolução de Receitas e Despesas
  • Comparativo das Despesas realizadas com o ano imediatamente anterior
  • Comportamento da Arrecadação do ICMS
  • Quantidade de Servidores em Folha de Pagamento

1.5 – Execução Orçamentária e Financeira

Preencha os campos para filtrar as informações, você poderá baixar a planilha com os resultados para sua análise.

1.6 – Processos Licitatórios

Preencha os campos para filtrar e acessar as informações referentes aos processos licitatórios abertos.

Para ter acesso e fazer download dos Editais e demais documentos pertinentes às licitações, faz-se necessário que o usuário esteja previamente cadastrado no sistema e realize o “Acesso Restrito”. Caso ainda não esteja cadastrado, utilize a opção “Cadastre-se” no menu ao lado e siga as orientações contidas no formulário. (menu direito)

1.7 – Pregões

As informações referentes aos pregões estão disponíveis no site do Governo do Estado de São Paulo, para acessar, basta clicar na “seta azul” ao lado do nome da unidade ao qual deseja a informação.

Clique no “nº/ano” para abrir a ficha de cadastro do pregão.

1.8 – Convênios

Escolha a “Unidade de Despesa” e clique em “Buscar” para obter a listagem dos convênios referentes a unidade selecionada.

Para ter acesso aos documentos, é necessário abrir um pedido de acesso junto ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC-USP), preenchendo o formulários digital com as seguintes informações: nome da unidade ao qual deseja a informação, nome da empresa (razão social) e /ou número do processo.

1.9 – Busca por Concorrências, Concursos, Convites, Pregões, Tomadas de Preço, Leilões, Dispensas

1 – Acesse o Portal E-Negócios (Imprensa Oficial);

2 – Informações obrigatórias – No Formulário Digital

– Em Licitador, selecione os seguintes ítens:

  • Organização (O): Secretaria de Desenvolvimento Econômico
  • Unidade Organizadora da Administração Pública (U.O.): Universidade de São Paulo
  • Unidade Gestora Orçamentária (U.G.O.): Escolha a unidade/órgão da USP da qual deseja a informação

– Em Abertura de Sessão, selecione um período.

Se quiser filtrar mais o resultado, preencha os demais campos com as informações, caso às tenha.

3 – Após encontrar o resultado desejado, clique em “Objeto” para abrir informações mais específicas – deslize a página e obterá um quadro com detalhamento de cada ação do processo, incluindo links para acesso e download do Edital e do Contrato.

1.10 – Balanços Orçamentários, Financeiros, Patrimoniais e Demonstrativo das Variações Patrimoniais

As Demonstrações Contábeis da Universidade de São Paulo contemplam a execução e a análise dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, sendo materializadas nos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, nas Demonstrações das Variações Patrimoniais e dos Fluxos de Caixa.

Estão disponíveis os dados relativos aos Exercícios de 2002 a 2018. A Universidade tem até 30 de março para disponibilizar os dados relativos ao ano imediatamente anterior ao vigente.

1.11 – Diárias

Use os filtros disponíveis para buscas as informações desejadas – Informações de diárias a partir de janeiro de 2011.

Importante: O Departamento Financeiro (DF) esclarece, que o pagamento de Diárias tem caráter indenizatório, nos termos do Decreto Estadual n. 48.292/2003 e Resolução USP n. 3502/1989, onde a comprovação da despesa ocorre por meio de relatório de viagem, não havendo exigência legal de apresentação de notas fiscais correspondentes ao gasto.

O referido relatório deve constar o período do afastamento da sede, bem como a finalidade da tarefa/missão oficial.

1.12 – Cobrança de Impostos

A Universidade de São Paulo é isenta do pagamento de impostos, como dispõe a Constituição Federal:

 “Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

VI – instituir impostos sobre:

  1. a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
  • 2º A vedação do inciso VI, a, é extensiva às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda e aos serviços, vinculados a suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes.”

 1.13 – Acesso aos processos de licitações e compras.

É necessário abrir um pedido de acesso junto ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC-USP), preenchendo o formulário digital indicando, pelo menos, o nº de processo e/ou nome da empresa e unidade para que possamos tramitar e atender a sua solicitação dentro dos prazos estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação.

Visto que, cada escola/faculdade/instituto e/ou órgão da Universidade de São Paulo é responsável pelo gerenciamento de seus processos de licitações e compras. 

2 – Recursos Humanos

 2.1 – Carreira de Funcionários

2.2 – Carreira Docente

2.3 – Benefícios

2.4 – Remuneração dos Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos Ativos e Aposentados (Folha de Pagamento)

  • Leia atentamente a Nota Explicativa – Remuneração Mensal de Servidores Públicos
  • Clique em Buscar Servidores
  • Selecione a “Competência”, ou seja, o período desejado (mês/ano) – um formulário abrirá automaticamente;
  • Use os filtros de acordo com a sua necessidade;
  • Clique em “Enviar”;
  • Digite os caracteres indicados na imagem e clique em “Solicitar Pesquisa”.
  • É possível baixar as planilhas com os resultados para análise.

2.5 – Informações Demográficas dos Docentes e Técnicos-Administrativos Ativos e Aposentados

Esclarecimentos Adicionais

Não estão computados os servidores vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo que prestam serviços junto à Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP).

Em Distribuição de Servidores por Tempo USP e em Distribuição de Servidores por Função de Estrutura não estão computados os servidores aposentados.

2.6 – Busca por Pessoas

Para encontrar alguma pessoas da Comunidade USP, preencha o formulário com o nome ou parte dele; repita o código CAPTCHA e clicar em “Procurar”.

Ao encontrar o resultado, clique na cartinha que aparece ao lado e o formulário digital para envio de mensagem (e-mail) abrirá automaticamente. Importante: caso não encontre, significa que a pessoa já não pertence mais a comunidade USP ou nunca pertenceu.

2.7 – Acesso aos Processos Disciplinares / Sindicâncias / Processos Administrativos

Os processos dessa natureza tem acesso restrito temporariamente, somente estarão disponíveis para acesso, após retornarem a unidade de origem e o parecer final for acolhido pela diretoria.

3 – A USP

3.1- Estrutura organizacional

3.2 – Institucional

3.3 – Estatuto

3.4 – Regimento

3.5 – Portarias e Resoluções

3.6 – Anuário Estatístico

3.7 – Organograma

O organograma da Universidade de São Paulo está disponível junto ao Anuário Estatístico, item 1 – “Informações Gerais”, em “Quadros”.

4 – Ensino

4.1 – Formas de Ingresso

4.2 – Cursos de graduação

4.3 – Cursos de pós-graduação

4.4 – Cultura e Extensão Universitária

4.5 – Pesquisa

4.6 – Acervos online

4.7 – Disciplinas e Projetos Pedagógicos

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade de São Paulo disponibilizam através dos Sistemas JúpiterWeb e Janus, respectivamente, acesso a todas as disciplinas oferecidas em seus cursos.

No Júpiter Web, clicar em “Disciplina” – “Busca por Disciplinas” – clicar em “Unidades de Ensino”. Você poderá pesquisar por “Cursos e habilitações oferecidos pela Unidade”; “Disciplinas em ordem alfabética” ou “Disciplinas por Departamento” – clicando na disciplina, você acessará a Grade Curricular.

No Janus, clicar em “Disciplinas Oferecidas” – “Listar disciplinas oferecidas por área de concentração”

Com relação aos Projetos Pedagógicos, alguns cursos disponibilizam o material em seus sites, junto aos links graduação/pós-graduação. Outros, devido a sua complexidade e especificidade, é necessários entrar em contato com as respectivas secretarias nas unidades e solicitar cópia ou agendar para dar vistas ao documento. No link abaixo, você terá acesso aos sites das unidades com seus respectivos contatos.

4.8 – Matrículas

Para obter as orientações e esclarecimentos sobre matrícula e quais são os documentos necessários, entrar em contato com a equipe de Suporte da Graduação pelos telefones (11) 3091-3403 ou 3091-3442, das 8h às 18h ou pelo e-mail suportegrad@usp.br.

4.9 – Autenticidade de Diplomas/Certificados.

Acesse o Sistema Netuno , preencha com os dados solicitados e clique em “Obter”.

4.10 – Permanência Estudantil.

Os dados gerais então disponíveis junto ao Anuário Estatístico, item “Permanência Estudantil”, tabela 11.05.