Com Copa e Olimpíadas em preparação, EEFE discute jornalismo esportivo

Empresa Júnior e Atlética da EEFE organizam a Primeira Semana de Jornalismo Esportivo entre os dias 26 e 30 de março.

Com a proximidade da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas Rio 2016, a serem realizados no Brasil, o jornalismo esportivo e outros temas relacionados a esses mega-eventos vêm ganhando cada vez mais importância e notoriedade. Pegando carona no chamada “década do esporte”, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP recebe a primeira Semana de Jornalismo Esportivo, realizada pela EEFUSP Júnior (Empresa Júnior da EEFE) em parceria com a Associação Atlética Acadêmica Ruy Barbosa (Atlética da EEFE).

A semana acontecerá entre os dias 26 e 30, das 19 horas às 21h15 com palestras e mesas-redondas sobre diversos temas que englobam o jornalismo esportivo. Dentre os palestrantes, destaque para a tríade de jornalistas esportivos da ESPN, Juca Kfouri, Paulo Calçade e Everaldo Marques. Docentes da EEFE, como Kátia Rubio e Ary Rocco também fazem parte do evento, além de Waldenyr Caldas, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A programação completa do evento pode ser vista neste link.

Público-alvo

A semana é voltada principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação em jornalismo, além de profissionais formados e atuantes no mercado. No entanto, o tema desperta interesse de diversos setores da sociedade e pela própria programação, áreas de marketing e treinamento esportivos serão contemplados no evento.

Para Rubens Mandel, um dos organizadores do evento, este é uma Semana voltada para “qualquer pessoa que se interessa por esporte e deseja se manter atualizado sobre os mega-eventos”. Segundo Mandel, pessoas de diversos cursos de comunicação, além do jornalismo, como marketing e publicidade e propaganda, já fizeram inscrições, além do grande número de estudantes da própria EEFE.

“O esporte no país cresce e a mídia deve acompanhar de maneira quantitativa e qualitativa esse processo.”

Um ponto positivo da Semana , levantado por Renan Tescarolo Dias, também organizador, é que “os palestrantes do curso se dividem entre profissionais e acadêmicos do esporte e atuantes da área de comunicação esportiva”, criando uma interessante heterogeneidade para o evento.

Objetivos

A Semana pretende discutir diversos aspectos do jornalismo esportivo brasileiro e formar uma opinião mais crítica naqueles que lidam com a mídia. Mandel argumenta que “quanto mais preparado o jornalista estiver para discutir os diversos temas, maior será sua capacidade contribuição, além de sair do senso-comum”. Dias aponta para a maneira científica de se discutir esporte, um dos pontos que serão debatidos por alguns palestrantes.

Vale lembrar que além da Copa do Mundo e das Olimpíadas, só no último ano o brasil sediou três importantes competições esportivas: UFC Rio, Copa do Mundo de Handebol e os Jogos Mundiais Militares. “O esporte no país cresce e a mídia deve acompanhar, de maneira quantitativa e qualitativa esse processo”, comenta Dias sobre a importância da atualização do profissional da mídia.

Serviço

A Semana acontece entre os dias 26 e 30 de março, das 19 horas às 21h15, no auditório da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP, à Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento e custam R$ 200,00 para alunos USP e alunos da Escola de inglês Seven; R$ 250,00 para público externo.