Programas de verão movimentam a USP com aprendizado nas férias

Buscando fortalecer os laços da academia com a comunidade, várias unidades da USP realizam projetos de cultura e extensão nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Cursos e escolas de verão recebem quem quer aproveitar as férias para aprender e se atualizar

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando as aulas regulares de graduação e pós-graduação cessam, as atividades da USP ganham outro tom. Em busca de desenvolver e fortalecer os laços da academia com a comunidade, diferentes unidades da Universidade realizam variados projetos de cultura e extensão.

Os programas de verão são oportunidades relevantes, voltadas ao aprimoramento, intercâmbio, reciclagem e atualização de alunos, docentes e inúmeros profissionais de diversas áreas. Quando não são gratuitos, apresentam valores acessíveis que cobrem apenas gastos didáticos. Na Faculdade de Saúde Pública (FSP), por exemplo, os professores são voluntários, ou seja, não são pagos pelas aulas.

As atividades de férias da USP são referência no Brasil e atraem participantes de diversos lugares do país e do mundo. Segundo a professora Maria do Rosário, coordenadora do Programa de Verão da FSP, em 2013, 769 alunos inscreveram-se, o que corresponde a 85% das vagas oferecidas.

Entre os cursos realizados, houve um mínimo de 17 e máximo de 54 alunos. A taxa de ocupação variou de 35% a 100% e 15 cursos tiveram taxas de ocupação igual ou superior a 90%. “Houve alunos de praticamente todos os estados brasileiros, mostrando o papel relevante do projeto na formação de profissionais brasileiros de todas as áreas.”

Foto: George Campos / USP Imagens

Algumas unidades já encerraram as inscrições para as atividades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) oferecerá cursos de psicobiologia e entomologia; a Internacional Political Sciense Association (IPSA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH ) promove o Conceitos, Métodos e  Técnicas em Ciência Política e Relações Internacionais.

Genética, biologia celular e molecular e bioinformática são temas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP); os alunos do Instituto de Ciências Biomédicas organizam o terceiro Curso de Verão em Farmacologia; o programa do Instituto de Física (IF) procura auxiliar as escolhas profissionais dos estudantes através da apresentação das pesquisas desenvolvidas na faculdade; e em sua nona edição, o Instituto de Química (IQ), busca estimular o ingresso na carreira acadêmica através da realização de trabalhos práticos nas áreas de bioquímica e biologia molecular.

Outros projetos, entretanto, permanecem com as inscrições abertas. Abaixo seguem alguns programas dos quais ainda é possível participar.

Faculdade de Saúde Pública

Faculdade de Saúde Pública (FSP)

XXI Programa de Verão 2014

O Programa de Verão da FSP oferece diversas atividades voltadas para alunos, docentes e profissionais de variadas áreas da saúde.

Duração: Varia de acordo com o curso escolhido

Inscrições: Varia de acordo com o curso escolhido na página

Custo: Varia de acordo com o curso escolhido

Outras Informações: http://www.fsp.usp.br/~cverao/index_arquivos/Page355.htm

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)

Escola de Verão

O programa de verão do IAG busca a difusão cultural sobre diferentes tópicos em Geofísica Global e Aplicada. Os cursos visam complementar os conhecimentos dos participantes em perfilagem de poços, sismologia, interpretação sísmica, eletrorresistividade e métodos eletromagnéticos (GPR e TDEM).

Duração: Varia de acordo com o curso escolhido

Inscrições: Até 24 de janeiro de 2014

Custo: R$ 50,00 para alunos de graduação

R$ 100,00 para alunos de pós-graduação e professores

R$ 400,00 para profissionais autônomos e empresas

Outras informações: http://www.iag.usp.br/geofisica/escolaverao

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, em São Carlos

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Programa de Verão em Estatística 2014

O projeto, organizado em conjunto com a UFSCar, oferece mini-cursos, palestras e workshops na área. O objetivo é estimular os estudantes que estão nos últimos anos de graduação a adquirem novos conhecimentos em tópicos não usualmente tratados no decorrer da graduação. Outra finalidade do evento é promover o intercâmbio científico entre pesquisadores da região e de diferentes instituições nacionais ou do exterior.

Duração: 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014

Inscrições: até 30 de dezembro de 2013

Custo: gratuito

Outras informações: http://estatisticaverao.icmc.usp.br

Instituto de Matemática e Estatística (IME)

XLIII Programa de Verão

Serão oferecidos cursos de difusão cultural e disciplinas de pós-graduação abertos a todos os interessados (incluindo pessoas externas à Universidade).

Duração: 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014

Inscrições: Através do formulário online