USP realiza hoje consulta sobre escolha de reitor; veja como votar

Dia 10 de dezembro será realizada a consulta à comunidade universitária, da qual podem participar docentes, funcionários da ativa e estudantes de Graduação e Pós-Graduação regularmente matriculados.
Foto: Francisco Emolo
A coordenadora-geral do processo eleitoral e apuratório, Isilia Aparecida Silva, e o procurador-geral da Universidade, Gustavo Ferraz de Campos Mônaco

Assessoria de Imprensa da USP

Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, será realizada a consulta à comunidade universitária sobre a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade. Docentes, funcionários da ativa e estudantes de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados na Universidade, podem participar da consulta.

Para votar, o eleitor deve comparecer à mesa receptora de votos em que está inscrito, portando um documento original com foto – a carteirinha da Universidade é aceita. Haverá mesas receptoras de votos em todas as unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e órgãos da administração central. Docentes que exercem cargos de direção em órgãos da administração devem votar no local onde atuam e não em sua unidade de origem.

Veja aqui o passo a passo para a votação

A consulta será estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos de docentes, funcionários e alunos. Cada eleitor poderá indicar até três chapas, mas é importante lembrar que cada cédula computa três indicações, portanto, caso o eleitor tenha assinalado apenas uma chapa, serão computados também dois votos brancos.

A consulta será realizada das 9h às 18 horas, estendendo-se até as 21 horas nas unidades em que haja atividade noturna. Após o final da votação, as urnas serão lacradas e encaminhadas à sede de apuração. Ao todo, haverá cinco sedes no interior e seis na capital. A apuração deverá ser feita por categoria e encaminhada à Secretaria Geral até o dia 11 de dezembro. Os resultados obtidos em cada uma das categorias consultadas serão divulgados no dia 12 de dezembro.

O resultado da consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes.

Eleições 2013

Essa será a primeira eleição após o Conselho Universitário ter aprovado mudanças no sistema eleitoral da Universidade. Agora, a composição da lista tríplice de chapas para a escolha do reitor e do vice-reitor é realizada em turno único, que acontecerá no dia 19 de dezembro.

A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, o que corresponde a cerca de dois mil representantes da comunidade universitária.

Quatro chapas se inscreveram, com candidatos a reitor e vice-reitor:

• Chapa 1 – “Diversidade e Excelência”: Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor na atual gestão) e Telma Maria Tenório  Zorn (pró-reitora de Graduação na atual gestão);
  • Chapa 2 – “Rumo ao Futuro”: José Roberto Cardoso (diretor da Escola Politécnica e membro da Comissão de  Orçamento e Patrimônio na atual gestão) e José Antonio Franchini Ramires (professor titular da Faculdade de  Medicina);
  • Chapa 3 – “Todos pela USP”: Marco Antonio Zago (pró-reitor de Pesquisa na atual gestão) e Vahan Agopyan (pró-reitor de Pós-Graduação na atual gestão);
  • Chapa 4 – “Mantendo o Rumo”: Wanderley Messias da Costa (superintendente de Relações Institucionais na atual gestão) e Suely Vilela (reitora da Universidade no período de 2005-2009 e diretora do Núcleo São Paulo do  Programa USP Internacional na atual gestão).

Os programas de gestão de cada chapa estão disponíveis no site da Secretaria Geral.