Ouvidora-geral da USP

Marília Cerqueira Leite Seelaender

Tem Graduação em Ciências Biológicas (1990), Mestrado em Fisiologia Geral (1992), Doutorado em Fisiologia (1995) e Livre-Docência em Histologia e Embriologia (2004), todos pela USP. Realizou Pós-Doutoramento nas Universidades de Oxford (Reino Unido), Potsdam (Alemanha) e Barcelona (Espanha).

Coordena o Laboratório de Cirurgia Experimental (LIM26) do Hospital das Clínicas e é docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Dirige o grupo de Pesquisa em Metabolismo do Câncer, que se dedica a estudar a síndrome de caquexia oncológica e, atualmente, também a interface metabolismo/inflamação na covid-19, realizando estudos clínicos e de medicina translacional.

É membro diretor da Cancer Cachexia Society e editora associada de periódicos científicos internacionais na área de câncer, nutrição e inflamação. A docente atuou como presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais e da Comissão de Direitos Humanos, participando, atualmente, da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, onde foi docente do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento até 2020.

Marília é viúva e mãe de três filhos.

Acesse: Ouvidoria da USP