Ouvidoria

A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem manifestarem suas sugestões, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções da Universidade.

Nossa função é ouvir, buscar esclarecimentos pertinentes e ajudar na compreensão dos problemas,  visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.

A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.

  • O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.
  • Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal Fale com a USP.
  • Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O que fazemos

A Ouvidoria Geral da USP é um órgão independente e neutro que auxilia estudantes, professores e funcionários, a resolver de maneira justa, os problemas que surgem no dia a dia da universidade. Por ser a USP uma universidade pública, a Ouvidoria recebe e encaminha, também, sugestões, críticas e reclamações vindas dos cidadãos em geral.

A Ouvidoria oferece um mecanismo informal de solução de problemas e conflitos, encaminhando sugestões, reclamações, denúncias e demandas recebidas, aos organismos e pessoas destinatários, bem como aos dirigentes da universidade, provendo informações úteis sobre regras e procedimentos e buscando soluções negociadas. Ao dar voz aos uspianos e ao público externo, a Ouvidoria é um dos instrumentos à disposição dos dirigentes para o aprimoramento da gestão universitária.

A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.

Quem somos

Ouvidora atual
Profa. Dra Marília Seelaender

 

Mandato: 2022
Unidade de Origem: Faculdade de Medicina

Histórico

Profa. Dra. Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Mandato: Fevereiro/2018 a Janeiro/2022
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Assistente: Patrícia Gomes

Profa. Dra. Maria Hermínia Tavares de Almeida

Mandato: Fevereiro/2014 a Dezembro/2017
Unidade de Origem: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Assistente: Patrícia Gomes

Profa. Dra. Isília Aparecida Silva
Mandato: Outubro/2011 a Janeiro/2014
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem
Assistente: Patrícia Gomes

Sra. Eunice Nunes
Mandato: Agosto/2010 a Setembro/2011
Assistente:Eliana A A F Santos

Prof. Dr. Ruy Laurenti
Mandato: Abril/2001 a Abril/2010
Unidade de Origem: Faculdade de Saúde Pública
Assistente:Eliana A A F Santos

Valores e princípios

A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da USP e em seu Código de Ética:

  • liberdade de expressão, ensino e pesquisa
  • pluralismo
  • tolerância
  • autonomia em relação aos poderes políticos
  • justiça
  • solidariedade e respeito à dignidade humana

A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.

Pesquisa de satisfação

Clique no link abaixo e veja como a Ouvidoria Geral da USP é avaliada:

Estatísticas e relatórios

Atualizado em 17 de janeiro de 2022

• Manifestações registradas na Ouvidoria Geral da USP

   Anos: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 201420132012

• Relatórios: 2018-20212014-2017 |  2013  |   2012

Localização

Campus USP da capital
Prédio Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – CEP 05508-050 – Butantã
São Paulo / SP – Brasil
Tel: 55 11 3091-2074

Como parte das medidas de prevenção da disseminação do Coronavírus (COVID-19), a partir de 19/03/2020, os atendimentos presenciais da Ouvidoria Geral da USP estão temporariamente suspensos.

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 09:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 (necessário agendamento para atendimento presencial e telepresencial. Solicite através do formulário: Registre sua manifestação.).

Endereço para Protocolo de manifestações.

Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 – térreo – Ala Norte

Atenção: não registramos manifestações por telefone

Para registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, clique em “registre sua manifestação” e preencha o formulário.