Ouvidoria

A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem manifestarem suas sugestões, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções da Universidade.

Nossa função é ouvir, buscar esclarecimentos pertinentes e ajudar na compreensão dos problemas,  visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.

A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.

  • O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.
  • Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal Fale com a USP.
  • Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O que fazemos

A Ouvidoria Geral da USP é um órgão independente e neutro que auxilia estudantes, professores e funcionários, a resolver de maneira justa, os problemas que surgem no dia a dia da universidade. Por ser a USP uma universidade pública, a Ouvidoria recebe e encaminha, também, sugestões, críticas e reclamações vindas dos cidadãos em geral.

A Ouvidoria oferece um mecanismo informal de solução de problemas e conflitos, encaminhando sugestões, reclamações, denúncias e demandas recebidas, aos organismos e pessoas destinatários, bem como aos dirigentes da universidade, provendo informações úteis sobre regras e procedimentos e buscando soluções negociadas. Ao dar voz aos uspianos e ao público externo, a Ouvidoria é um dos instrumentos à disposição dos dirigentes para o aprimoramento da gestão universitária.

A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.

Quem somos

Ouvidora atual
Profa. Dra Marília Seelaender

 

Mandato: 2022
Unidade de Origem: Faculdade de Medicina

Marilia Cerqueira leite Seelaender (ela/dela) tem Graduação em Ciências Biológicas (IB -1990), Mestrado em Fisiologia Geral (IB -1992), Doutorado em Fisiologia (USP-1995) e Livre-Docência em Histologia e Embriologia (ICB USP, 2004), Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutoramento nas Universidades de Oxford (Reino Unido), Potsdam (Alemanha) e Universidade de Barcelona (Espanha). Coordena o Laboratório de Cirurgia Experimental- LIM26 HC-USP e é docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Dirige o grupo de Pesquisa em Metabolismo do Câncer, que se dedica a estudar a síndrome de caquexia oncológica e, atualmente, também a interface metabolismo/inflamação na Covid-19, realizando estudos clínicos e de medicina translacional. É membro diretor da Cancer Cachexia Society e Editora Associada de periódicos científicos internacionais na área de câncer, nutrição e inflamação. A docente atuou como Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais e da Comissão de Direitos Humanos, participando atualmente da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde foi docente do Depto. De Biologia Celular e do Desenvolvimento, até 2020.  Marília Seelaender é viúva e mãe de 3 filhos.


– Marilia Cerqueira Leite Seelaender (she/her; widow, 3 children): graduation- Biology,  MSc- Physiology and PhD -Physiology, and Livre-Docência-Histology, University of São Paulo. Post-doctoral training: University of Oxford, University of Potsdam and University of Barcelona. Head of LIM26- Experimental Surgery, HC-USP; Associate Professor III, at the Department of Surgery, Faculdade de Medicina, University of São Paulo. Seelaender’s group (Cancer Metabolism Research Group) studies cancer-associated  wasting/sarcopenia/myopenia- the syndrome of cachexia (within a translational medicine approach). Director member of the Cancer Cachexia Society. Former president of the committee of ethics for animal experimentation, and of the Human Rights Office of the Institute of Biomedical Sciences (ICB), University of São Paulo. Current member of the ICB Committee for Ethics in Research with Human Beings. Links of interest: https://orcid.org/0000-0002-9999-8020;  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=seelaender+m&sort=date&size=200http://lattes.cnpq.br/8895104736732511https://scholar.google.com.br/citations?user=EFDePiMAAAAJ&hl=de

Histórico

Profa. Dra. Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Mandato: Fevereiro/2018 a Janeiro/2022
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Assistente: Patrícia Gomes

Profa. Dra. Maria Hermínia Tavares de Almeida

Mandato: Fevereiro/2014 a Dezembro/2017
Unidade de Origem: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Assistente: Patrícia Gomes

Profa. Dra. Isília Aparecida Silva
Mandato: Outubro/2011 a Janeiro/2014
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem
Assistente: Patrícia Gomes

Sra. Eunice Nunes
Mandato: Agosto/2010 a Setembro/2011
Assistente:Eliana A A F Santos

Prof. Dr. Ruy Laurenti
Mandato: Abril/2001 a Abril/2010
Unidade de Origem: Faculdade de Saúde Pública
Assistente:Eliana A A F Santos

Valores e princípios

A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da USP e em seu Código de Ética:

  • liberdade de expressão, ensino e pesquisa
  • pluralismo
  • tolerância
  • autonomia em relação aos poderes políticos
  • justiça
  • solidariedade e respeito à dignidade humana

A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.

Pesquisa de satisfação

Clique no link abaixo e veja como a Ouvidoria Geral da USP é avaliada:

Estatísticas e relatórios

Atualizado em 08 de junho de 2022

• Manifestações registradas na Ouvidoria Geral da USP

   Anos: 2022| 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 201420132012

• Relatórios: 2018-20212014-2017 |  2013  |   2012

Localização

Campus USP da capital
Prédio Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – CEP 05508-050 – Butantã
São Paulo / SP – Brasil
Tel: 55 11 3091-2074

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 09:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 (Necessário agendamento para atendimento presencial e telepresencial. Solicite-o através do formulário: Registre sua manifestação).

Endereço para  Protocolo de manifestações.
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 – térreo – Ala Norte

Atenção: não registramos manifestações por telefone

Para registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, clique em “registre sua manifestação” e preencha o formulário.