Ouvidoria

A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem recorrer para fazer sugestões, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções da Universidade.

Nossa função é ouvir, localizar informações pertinentes e ajudar a compreensão dos problemas e buscar soluções possíveis visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.

A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.

  • O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.
  • Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal Fale com a USP.
  • Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O que fazemos

A Ouvidoria Geral da USP é um órgão independente e neutro que auxilia estudantes, professores e funcionários, a resolver de maneira justa, os problemas que surgem no dia a dia da universidade. Por ser a USP uma universidade pública, a Ouvidoria recebe e encaminha, também, sugestões, críticas e reclamações vindas dos cidadãos em geral.

A Ouvidoria oferece um mecanismo informal de solução de problemas e conflitos, encaminhando sugestões, reclamações, denúncias e demandas recebidas, aos organismos e pessoas destinatários, bem como aos dirigentes da universidade, provendo informações úteis sobre regras e procedimentos e buscando soluções negociadas. Ao dar voz aos uspianos e ao público externo, a Ouvidoria é um dos instrumentos à disposição dos dirigentes para o aprimoramento da gestão universitária.

A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.

Quem somos

Ouvidora atual
Profa. Dra Maria das Graças Bomfim de Carvalho

Mandato: 2018
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Graduada em Enfermagem (1972), Mestre (1981) Especialista em Nutrição (1982), e Doutora (1988) em Enfermagem (Área: Enfermagem de Saúde Pública) pela Universidade de São Paulo. Desde 1976 atua como docente da EERP/USP, tendo obtido título de Livre-Docente em 1994 e de Professora Titular em 08/10/1997.

Coordena o Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar (PROASE) desde sua gênese em 1985. Pesquisadora 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.

Tem experiência com ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde escolar, adolescente, violência contra criança e adolescente. Atuou como Diretora (2006-2010) da EERP/USP – Centro Colaborador da OMS para Pesquisa em Enfermagem. Presidente do Conselho Diretor da Revista Latino Americana de Enfermagem (2006-2010).

Foi membro do Conselho Universitário no mesmo período Atuou como Presidente do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto da USP (2010). Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (1995-1997, 2001-2003, 2003-2005, e 2011-2013), Presidente da Comissão Interunidades (EERP-EE/USP) de Pós-Graduação (1999-2001 e 2003-2006), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (1990-1993), e Foi Coordenadora da Comissão de Avaliação Setorial Enfermagem e Saúde Pública da EERP/USP (2011- 2013). Na Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP/USP), foi Diretora (08/2013-08/2017), Presidente da Congregação e Presidente do Conselho Técnico-Administrativo, no mesmo período. Atualmente membro da Comissão de Avaliação da carreira Docente da Universidade São Paulo, membro Curador da FUSP, membro da Congregação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto a partir de 25/06/2017 e Foi eleita representante titular da categoria de professor titular, no Conselho Técnico Administrativo (CTA) para um mandato de dois anos a partir do dia 18/12/2017 da Universidade de São Paulo da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto.

Histórico

Profa. Dra. Maria Hermínia Tavares de Almeida
Mandato: Fevereiro/2014 a Dezembro/2017
Unidade de Origem: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Assistente: Patrícia Gomes

Profa. Dra. Isília Aparecida Silva
Mandato: Outubro/2011 a Janeiro/2014
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem
Assistente: Patrícia Gomes

Sra. Eunice Nunes
Mandato: Agosto/2010 a Setembro/2011
Assistente:Eliana A A F Santos

Prof. Dr. Ruy Laurenti
Mandato: Abril/2001 a Abril/2010
Unidade de Origem: Faculdade de Saúde Pública
Assistente:Eliana A A F Santos

Assistente:
Patrícia Gomes

Valores e princípios

A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da USP e em seu Código de Ética:

  • liberdade de expressão, ensino e pesquisa
  • pluralismo
  • tolerância
  • autonomia em relação aos poderes políticos
  • justiça
  • solidariedade e respeito à dignidade humana

A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.

Pesquisa de satisfação

Clique no link abaixo e veja como a Ouvidoria Geral da USP é avaliada:

Estatísticas e relatórios

Atualizado em 1 de julho de 2019

Manifestações registradas na Ouvidoria Geral da USP

Anos: 20192018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014

Relatórios semestrais   2013  |   2012

Localização

Campus USP da capital
(Prédio Administração Central)
Rua Praça do Relógio, 109 – CEP 05508-050 – Butantã
São Paulo / SP – Brasil
Tel: 55 11 3091-2074

Protocolo de manifestações
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 – térreo – Ala Norte

Atendimento pessoal
Solicite agendamento, através do formulário
Registre sua manifestação

Atenção: não registramos manifestações por telefone

Para registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, clique em “registre sua manifestação” e preencha o formulário.