Ouvidoria

A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem recorrer para fazer sugestões, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções da Universidade.

Nossa função é ouvir, localizar informações pertinentes e ajudar a compreensão dos problemas e buscar soluções possíveis visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.

A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.

  • O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.
  • Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal Fale com a USP.
  • Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O que fazemos

A Ouvidoria Geral da USP é um órgão independente e neutro que auxilia estudantes, professores e funcionários, a resolver de maneira justa, os problemas que surgem no dia a dia da universidade. Por ser a USP uma universidade pública, a Ouvidoria recebe e encaminha, também, sugestões, críticas e reclamações vindas dos cidadãos em geral.

A Ouvidoria oferece um mecanismo informal de solução de problemas e conflitos, encaminhando sugestões, reclamações, denúncias e demandas recebidas, aos organismos e pessoas destinatários, bem como aos dirigentes da universidade, provendo informações úteis sobre regras e procedimentos e buscando soluções negociadas. Ao dar voz aos uspianos e ao público externo, a Ouvidoria é um dos instrumentos à disposição dos dirigentes para o aprimoramento da gestão universitária.

A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.

Quem somos

Ouvidora atual
Profa. Dra Maria das Graças Bomfim de Carvalho

Mandato: 2018
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Graduada em Enfermagem (1972), Mestre (1981) Especialista em Nutrição (1982), e Doutora (1988) em Enfermagem (Área: Enfermagem de Saúde Pública) pela Universidade de São Paulo. Desde 1976 atua como docente da EERP/USP, tendo obtido título de Livre-Docente em 1994 e de Professora Titular em 08/10/1997.

Coordena o Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar (PROASE) desde sua gênese em 1985. Pesquisadora 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.

Tem experiência com ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde escolar, adolescente, violência contra criança e adolescente. Atuou como Diretora (2006-2010) da EERP/USP – Centro Colaborador da OMS para Pesquisa em Enfermagem. Presidente do Conselho Diretor da Revista Latino Americana de Enfermagem (2006-2010).

Foi membro do Conselho Universitário no mesmo período Atuou como Presidente do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto da USP (2010). Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (1995-1997, 2001-2003, 2003-2005, e 2011-2013), Presidente da Comissão Interunidades (EERP-EE/USP) de Pós-Graduação (1999-2001 e 2003-2006), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (1990-1993), e Foi Coordenadora da Comissão de Avaliação Setorial Enfermagem e Saúde Pública da EERP/USP (2011- 2013). Na Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP/USP), foi Diretora (08/2013-08/2017), Presidente da Congregação e Presidente do Conselho Técnico-Administrativo, no mesmo período. Atualmente membro da Comissão de Avaliação da carreira Docente da Universidade São Paulo, membro do Conselho de Superintendência de Espaço Físico USP, membro Curador da FUSP, membro da Congregação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto a partir de 25/06/2017 e Foi eleita representante titular da categoria de professor titular, no Conselho Técnico Administrativo (CTA) para um mandato de dois anos a partir do dia 18/12/2017 da Universidade de São Paulo da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto.

Assistente:
Patrícia Gomes

Valores e princípios

A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da USP e em seu Código de Ética:

  • liberdade de expressão, ensino e pesquisa
  • pluralismo
  • tolerância
  • autonomia em relação aos poderes políticos
  • justiça
  • solidariedade e respeito à dignidade humana

A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.

Pesquisa de satisfação

Clique no link abaixo e veja como a Ouvidoria Geral da USP é avaliada:
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Estatísticas e relatórios

Atualizado em 03 de setembro de 2018

Manifestações registradas na Ouvidoria Geral da USP

Anos:  2018  / 2017  / 2016 / 2015 / 2014

Relatórios semestrais   2013  |   2012

Localização

Campus USP da capital
(Prédio Administração Central)
Rua Praça do Relógio, 109 – CEP 05508-050 – Butantã
São Paulo / SP – Brasil
Tel: 55 11 3091-2074

Protocolo de manifestações
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 – térreo – Ala Norte

Atendimento pessoal
Solicite agendamento, através do formulário
Registre sua manifestação

Atenção: não registramos manifestações por telefone

Para registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, clique em “registre sua manifestação” e preencha o formulário.