Inovação tecnológica

A política de inovação tecnológica da USP é gerida pela Agência USP de Inovação, de modo a promover a utilização, pela sociedade, do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade. Está presente na capital, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

A Agência atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações. Oferece apoio aos docentes, alunos e funcionários na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade.

produzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa junto à Agência USP de Inovação. Veja aqui a versão impressa e assista ao vídeo.

Parques tecnológicos e incubadoras

Inova USP

O Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP foi criado para desenvolver pesquisas e estudos centrados em quatro núcleos:

Soluções Inovadoras para Pesquisa Interdisciplinar (IRIS, na sigla em inglês)
Tem como objetivo desenvolver redes interdisciplinares dedicadas à busca de soluções inovadoras para problemas relevantes da sociedade, gerando impactos positivos na ciência, tecnologia, sociedade e negócios.

Laboratório de Games e Soluções Digitais (Pateo@USP)
Complexo laboratorial para aplicar a aprendizagem baseada em problemas e por projetos (ABPP) com o objetivo principal de solucionar problemas complexos relevantes para os diferentes atores da USP e para a sociedade em geral por meio do desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e serviços.

Laboratório de Biologia Sintética e Sistemas (S2B Lab, na sigla em inglês) 
Busca estabelecer uma infraestrutura que permita a realização de experimentos inovadores na área de biologia de sistemas e sintética.

Instituto Pasteur-USP
Centro de colaboração dedicado a pesquisas relacionadas à biodiversidade e à descoberta de novos patógenos, riscos potenciais à saúde pública brasileira e mundial.

O Inova USP está localizado na Cidade Universitária, em São Paulo.