MENUMENU

Graduação na USP

A USP é uma universidade pública e gratuita, que oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para quem já cursa o ensino superior, também é possível solicitar transferência.

Ajudando a escolher a profissão

Para ajudar o estudante na escolha da carreira profissional e se informar sobre como funciona a Universidade, existe o programa USP e as Profissões. A iniciativa organiza duas vezes por ano a Feira USP e as Profissões (uma edição na capital paulista e outra em um dos campi no interior) e realiza visitas monitoradas às escolas, faculdades, institutos, museus e órgãos da USP.

Formas de ingresso

Todos os cursos de graduação da USP são gratuitos. O ingresso é realizado das seguintes formas:

logo_fuvest

Vestibular da Fuvest

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano e é responsável por selecionar a maior parte dos alunos. As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest.

logo_sisu

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Mais informações sobre a seleção da USP por meio do Sisu podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Nestas duas formas de ingresso, a USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.

Para esclarecer os estudantes do ensino médio sobre estas duas formas de ingresso, a Pró-Reitoria de Graduação criou a campanha #vocetambempodeUSP e o programa Vem pra USP!. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Vem pra USP! organiza a Competição USP de Conhecimentos (CUCo), desafio voltado exclusivamente aos estudantes da rede pública do estado de São Paulo.

Transferência externa

Também é possível estudar na USP a partir do processo de transferência, realizado pela Fuvest. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio. Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest.

Aluno especial da graduação

As unidades também aceitam estudantes especiais, que não estejam matriculados na USP, em disciplinas isoladas. As inscrições devem ser realizadas nas Seções de Alunos responsáveis pela disciplina ou curso de interesse, nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, disponível pelo Sistema JúpiterWeb.

Os critérios de admissão e seleção de estudante especial são estabelecidos em cada unidade. Clique aqui para pesquisar as disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.

Estrangeiros

Candidatos estrangeiros também podem concorrer a uma vaga na USP, tanto por meio do vestibular da Fuvest como pelo Sisu, a partir da prova do Enem.

Cursos oferecidos

Os cursos de graduação da USP são oferecidos em oito cidades: São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e Santos. Há cursos, como o de Administração, que são oferecidos em mais de um campus, então o estudante deve acessar o site de cada unidade e conferir qual o projeto pedagógico que mais se alinha às suas expectativas.

São Paulo

Bauru

Lorena

Ribeirão Preto

Piracicaba

Pirassununga

Santos

São Carlos

Estes são, em ordem alfabética, todos os cursos da Universidade. Clique em cada um para saber onde estudar e obter mais informações sobre carga horária e grade curricular:

Estrutura curricular

Onde estudar

Escola de Engenharia de Lorena

Estrutura curricular

Onde estudar

Escola Politécnica / São Paulo

Estrutura curricular

Onde estudar

Instituto de Geociências / São Paulo

Estrutura curricular

Onde estudar

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / São Paulo

Permanência estudantil

Administrado pela Superintendência de Assistência Social (SAS), o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) organiza ações em todos os campi para ajudar alunos com dificuldades socioeconômicas a se manterem na Universidade. O programa apoio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-livros, auxílio-manutenção e auxílio-transporte.

Alunos interessados em desenvolver atividades com bolsas podem consultar o site da Pró-Reitoria de Graduação e consultar os programas disponíveis aos alunos da Universidade.

Parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, o Manual do Calouro reúne informações sobre os serviços oferecidos pela Universidade, iniciativas e projetos institucionais e aplicativos para celular úteis para o dia a dia dos estudantes

Scroll to top