Pesquisadores do Centrinho são finalistas do Prêmio SAÚDE

Os pesquisadores são finalistas com o trabalho intitulado "Prótese de palato para corrigir problemas de fala: Funcionamento velofaríngeo com e sem prótese de palato após a palatoplastia".

Pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP são finalistas do Prêmio SAÚDE 2012, da Editora Abril na categoria “Saúde Bucal”. O trabalho é intitulado Prótese de palato para corrigir problemas de fala: Funcionamento velofaríngeo com e sem prótese de palato após a palatoplastia. Ao todo, mais de 450 trabalhos foram inscritos nas sete categorias.

O objetivo do prêmio é valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. São três etapas de seleção: escolha dos 25 melhores trabalhos em cada categoria, realizada pela equipe da revista SAÚDE é Vital; escolha dos três finalistas de cada modalidade, feita por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais de saúde nas diversas áreas do prêmio; e, na fase atual, votação da comissão julgadora e do público, que ajudará a eleger, pela internet, o vencedor de cada categoria.

A votação ocorre até o dia 14 de outubro neste link. O resultado final será conhecido no dia 29 de novembro, durante a cerimônia de premiação, que será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O trabalho é de autoria de Maria Inês Pegoraro-Krook, presidente da Comissão de Pesquisa do Centrinho-USP e docente da FOB; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, presidente da Comissão de Telessaúde do Hospital e docente da Faculdade; Raquel Rodrigues Rosa, fonoaudióloga da FOB; Homero Carneiro Aferri e Mônica Moraes Waldemarin Lopes, cirurgiões-dentistas do Centrinho; Melina Evangelista Whitaker e Josiane Fernandes Denardi Alves Neves, fonoaudiólogas do Hospital; e Olívia Mesquita Vieira de Souza, doutoranda do Centrinho e fonoaudióloga.

Mais informações:  site www.centrinho.usp.br