Alunos da FEARP lançam startup voltada ao mercado de construção

Alunos criaram um facilitador de orçamento de materiais de construção que possibilita ao consumidor cotar, gratuitamente, diversos produtos.

Alunos do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP lançaram uma startup voltada ao mercado de construção. Com foco no segmento de materiais de acabamento, a startup Siote desenvolveu um facilitador de orçamento que possibilita ao consumidor cotar, gratuitamente, diversos produtos em mais de 30 lojas de Ribeirão Preto.

De acordo com seu sócio-fundador, Thiago Farina, a ideia de criar um facilitador de orçamento de materiais de acabamento surgiu quando os pais dele fizeram uma obra e tiveram muita dificuldade para encontrar produtos nas melhores condições. “Fiquei com a sensação de que poderíamos solucionar esse problema”, afirma.

Farina moldou sua ideia juntamente com os colegas de curso Matheus Carreira Jorge e Victor Mian Zucolotto, além do ex-aluno da Informática Biomédica da USP, Marcelo Alexandre. Durante cinco meses, os alunos ouviram cerca de 150 consumidores e 150 lojistas para saber quais eram as maiores dificuldades na hora de comprar e vender os materiais de construção.

“Quisemos criar uma solução para um problema comum, já que para realizar a cotação de preços gasta-se combustível, telefone e, principalmente, tempo”, explica Farina. Com a mentoria do professor do Departamento de Administração Paulo Miranda, os alunos criaram então a Siote.

Por meio do site, o consumidor pode realizar a cotação não apenas por preço, mas também por localidade, entre outros critérios de busca. “É importante ressaltar que não realizaremos vendas online. O site funcionará apenas como um customizador de orçamentos”, comenta Farina. “Ainda possuímos um serviço inovador que, caso o consumidor não encontre o produto que deseja no nosso site, ele nos avisa do que precisa e a equipe irá procurar, de graça, pelos produtos nas lojas da região”, complementa.

A expectativa é que até abril o facilitador reúna produtos de 50 lojas da região. Além disso, futuramente a startup deve expandir e agregar os produtos de materiais de construção no geral, não apenas acabamento, bem como implementar novas soluções no site, visando melhorias nos processos de construção ou reformas.

Mais Informações: site http://siote.com.br/