Estudo da Esalq avalia eficiência de importações pelo programa “CNPq_Expresso”

Conduzido por um grupo de pesquisa da Esalq, concluiu que fitas e etiquetas padronizadas permitem tratamento rápido e prioritário de cargas.

Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-Log) monitora e avalia a eficácia das liberações de importações para pesquisa realizadas pelo programa CNPq_Expresso, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Terminal de Cargas (TECA) de Guarulhos. O grupo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, verificou um alto grau de satisfação entre os cientistas com o programa, por ter agilizado a chegada do material.

O CNPq_Expresso foi implantado em 2011. As cargas contendo material para pesquisa, importadas por pesquisadores e instituições credenciadas, são identificadas com fitas e etiquetas padronizadas que permitem o tratamento rápido e prioritário.”O monitoramento consiste em observar o tempo de liberação de todas as cargas importadas a partir do Programa. Acompanhamos a agilidade como indicador de eficiência desde o ponto zero, do desembarque, até chegar nas mãos do pesquisador”, explica Daniela Bacchi Bartholomeu, professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da Esalq, que coordena o projeto.

Para possibilitar a identificação foi criado o Selo Pesquisa com a expressão CNPq_Expresso. Para avisar da chegada da carga, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) disponibiliza às instituições e pesquisadores um endereço eletrônico específico de email para recebimento de informações acerca das cargas consignadas ao CNPq_Expresso.

As cargas são identificadas logo na chegada ao terminal e todos os processos subsequentes, executados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Receita Federal, são simplificados e otimizados para execução de forma mais rápida e prioritária, com pessoal previamente treinado. No mesmo instante, a equipe do ESALQ-Log também recebe uma mensagem eletrônica e passa a monitorar o percurso no TECA. Após a medição da agilidade do programa, o ESALQ-Log ainda participa de outras duas etapas. Cerca de dez pesquisadores estão medindo, desde o último mês de março, o grau de satisfação das instituições e o nível de adesão ao programa.

Agilidade

“Até o momento, já foi possível perceber um grau de satisfação dos usuários do programa CNPq_Expresso extremamente elevado. Nossos entrevistados atestam que de fato o serviço agiliza a chegada do material”, conta Daniela. Por meio de questionário, o ESALQ-Log mapeia a satisfação geral com o programa, com o tempo e com os procedimentos legais envolvidos no processo de importação. “É interessante que a satisfação do usuário do Programa é positiva em todos estes aspectos, mesmo não havendo mudança nos procedimentos legais – eles permanecem os mesmos do processo de importação para pesquisa comum. Toda a papelada tem que ser providenciada da mesma forma no CNPq_Expresso, mas o processo mais ágil gera essa percepção positiva”, avalia a professora da Esalq.

No Laboratório de Genética Bioquímica de Plantas, do Departamento de Genética (LGN) da Esalq, a bióloga Salete Aparecida Gaziola é a responsável pela solicitação à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para importação de reagentes químicos utilizados por alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. “Trabalhamos com atividade enzimática e purificação de proteínas e para isso importamos reagentes dos EUA ou da Europa. Compramos fora do país por uma questão de economia. Aqui no Brasil, 1grama (g) de N1630, por exemplo, custa R$5.725 e pagamos cerca de US$800 lá fora.”

No entanto, o percurso até o produto chegar na bancada do laboratório pode variar de acordo com os órgãos fiscalizadores. O monitoramento do ESALQ-Log seguirá até março de 2013, mas Salete já se interessou pelo Programa. “Ainda conheço pouco, mas me parece interessante não só pelo fato de agilizar como também de nos dar uma posição a respeito de quando chegou ou quando receberei os produtos importados”, conclui.

O CNPq_Expresso está ativo nos Aeroportos de Guarulhos; Galeão, no Rio de Janeiro (RJ); Viracopos, em Campinas (SP); Curitiba; Florianópolis; Porto Alegre; Brasília; Confins, em Belo Horizonte (MG); Recife; Salvador e Fortaleza. O próprio importador deve informar sobre a carga importada, enviando mensagem com um dia de antecedência à chegada do vôo contendo nome do importador; número do equipamento aeronáutico (container); número do vôo; (M) AWB / HAWB (dados sobre a transportadora); previsão de chegada do vôo.  Outras informações podem ser obtidas neste site