Forbes destaca parceria entre Esalq e Universidade de Ohio

Publicado em Institucional por em

Raiza Tronquin / Da Assessoria de Comunicação da Esalq

Com os megaeventos globais que estão para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além de negociações envolvendo Embraer e Petrobras, as atenções estão voltadas para as políticas do governo brasileiro. Com isso, as universidades federais também têm atraído foco mundial. Este é o tom do discurso do artigo Brazil’s Multi-Billion Dollar Education Industry: Shaping Futures, Changing Lives, and Minting Billionaires de Ricardo Geromel, publicado na revista norte-americana Forbes, na edição de maio.

De acordo com a publicação, muitas pessoas, fora do meio acadêmico, nunca tinham ouvido falar sobre as universidades do Brasil e do importante papel que desempenham na história de sucesso do país por meio da educação, pensamento de liderança e inovação tecnológica. No entanto, é graças a essa atenção atual que a Ohio State University (OSU) dos Estados Unidos lançou um fundo de US $ 1,4 milhões em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A parceria das instituições de ensino superior brasileiras e norte-americanas existe há 49 anos e o programa de pesquisas e intercâmbio entre estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba e OSU tem como foco principal o setor de tecnologia aplicada às ciências agrárias. Além disso, a revista menciona o PPG Internacional “Brazil-USA dual doctoral Ph.D. degree program in the area of Translational Plant Sciences”, que é uma colaboração tripartite entre Esalq, OSU e Universidade Rutgers.

O artigo cita ainda a recente visita do presidente do Estado de Ohio, Elwood Gordon Gee, que esteve no Brasil em antecipação ao lançamento do OSU Global Gateway Brazil 2014, portal que servirá como uma embaixada acadêmica com quatro pilares de atuação; aumentando o intercâmbio bilateral de estudantes, estabelecendo ligação entre os alunos das universidades, promovendo colaborações de pesquisa acadêmica e de parcerias com empresas de pesquisa e desenvolvimento de talentos.

O aspecto positivo dessa parceria é o estabelecimento da renovação do acordo a longo prazo com a USP, além de promover novas parcerias com o acadêmico brasileiro, empresas e instituições governamentais em áreas de foco diversas, que vão desde a fabricação avançada para as ciências sociais à genética para a agricultura.

PPG Internacional

O PPG é um Programa de Pós-Graduação Internacional envolvendo três instituições: a Universidade de São Paulo no Brasil e as universidades norte-americanas The State University of New Jersey (Rutgers) e The Ohio State University. A mobilidade discente, aliada a um treinamento de língua e cultura, especialmente preparado para esta iniciativa, confere ao programa uma verdadeira condição internacional, e possibilita que participantes qualificados e preparados, sejam expostos a diferentes ambientes acadêmicos dentro de uma organização tripartite. Espera-se que os profissionais egressos deste ambiente de excelência e formados com uma visão global estejam capacitados a nuclear competência do mais elevado nível, exercendo liderança acadêmica, científica e tecnológica em suas áreas de atuação.

Mais informações: (19) 3429-4109, email acom.esalq@usp.br

.