Equipe de São Carlos participa da copa do mundo de futebol de robôs

Publicado em Tecnologia por em

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Robôs disputam a categoria Small Size

Uma semana após a final da Copa do Mundo da FIFA, quem entra em campo são os robôs: o Brasil receberá pela primeira vez uma edição da RoboCup, o maior evento de robótica do mundo. A competição será realizada de 19 a 25 de julho em João Pessoa-PB. A equipe Warthog Robotics, formada por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está entre os times que representarão o Brasil na competição.

O campeonato reúne equipes representadas por universidades de 45 países, que têm como objetivo vencer partidas de futebol com robôs autônomos e livres de controles remotos. As regras são as mesmas do futebol convencional: dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral. Os jogos são observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô.

A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais. A equipe Warthog disputará a categoria Small Size, uma das mais antigas da RoboCup e que conta com 27 times, 5 deles brasileiros. Nessa modalidade, seis robôs em cada time, cada um medindo até 18 centímetros de diâmetro e 15 de altura, jogam com uma bola de golfe.

Além das disputas futebolísticas, o evento traz também outras categorias, como a Rescue, onde são apresentados robôs projetados para substituir humanos em arriscadas situações de resgate, e a Home, em que os robôs desempenham atividades domésticas. A programação conta ainda com oficinas voltadas para professores da rede pública, palestras e um simpósio para apresentações de trabalhos acadêmicos.

Histórico vitorioso

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Integrantes do Warthog

O Warthog Robotics tem tradição em competições deste tipo. O time já participou de edições anteriores da RoboCup na Holanda, México e Turquia. Já foi campeão brasileiro e latino-americano na categoria Very Small Size, e ocupou o pódio por diversas vezes em outras categorias. O Warthog surgiu em 2011 a partir da fusão dos dois únicos grupos de futebol de robôs da USP, o USPDroids (do ICMC) e o GEAR (da EESC). A união trouxe ao grupo fortalecimento no cenário nacional e internacional de robótica.

Robôs em São Carlos

Em outubro, será a vez da cidade de São Carlos ser a anfitriã dos cientistas e seus robôs. A USP de São Carlos sediará a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems, um conjunto de competições e eventos científicos que reunirá pesquisadores das áreas de ciências de computação, engenharia elétrica, mecatrônica e afins. Dentre os eventos, estão a Latin American Robotics Competition (LARC), a Competição Brasileira de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica.

.