Reportagem produzida por alunos da ECA é finalista de prêmio de jornalismo

Trabalho foi selecionado na categoria Sustentabilidade-Mudanças Ambientais, no Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo.

Da Agência USP de Notícias

A reportagem hipermídia 2000 e Água foi selecionada como finalista do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. O trabalho é de autoria de Daniela Osvald Ramos e coautoria de Carolina Santa Rosa, Frederico Gabre, Guilherme Speranzini, Luiza Guerra, Nicolas Gunkel e Otávio Lino, alunos do quarto ano de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A reportagem foi um dos cinco trabalhos selecionados na categoria Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, categoria Linguagem Escrita – On-line.

A reportagem foi seleciona em meio a 2.047 trabalhos inscritos, sendo 1.575 deles sobre Mudanças Ambientais. A seleção foi feita pelo Comitê de Seleção e Julgamento, júri independente composto por pesquisadores de instituições como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (Cepagru) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, além de jornalistas com vasta experiência em sustentabilidade e mudanças ambientais e representantes de organizações como o World Wide Fund for Nature (WWF) e SOS Mata Atlântica.

A reportagem “2000 e Água” foi ao ar em 17 de julho de 2014. O site discute a crise hídrica em São Paulo. Nele encontram-se vídeos, fotos, entrevistas, infográficos e textos sobre o tema, abordados sob diferentes perspectivas, como a social, a educação ambiental e a gestão pública.

Dos mananciais aos córregos, do campo à cidade, do abastecimento à má gestão e do uso ao desperdício. A partir da história de vida de duas moradoras da comunidade São Remo (Zona Oeste de São Paulo), de um senhor que dedica a vida a recolher o lixo do rio Atibaia (interior do Estado) e de um paulistano que cresceu nadando nas águas do rio Pinheiros, a reportagem coletou dados e conversou com especialistas em planejamento, educação ambiental e esgotamento sanitário.

Em quatro meses de pesquisas e entrevistas, o “2000 e água” presenciou momentos em que o ciclo da água cruza com o infreável crescimento urbano, e convida todos a conferirem este processo de uma maneira nunca antes vista.

Mais informações: site http://www.2000eagua.com.br/

Scroll to top