Projeto multidisciplinar da FAU é finalista do Prêmio Brasil Criativo

O projeto Arquigrafia é uma parceira da Biblioteca da FAU e pesquisadores do IME e da ECA.

Da Agência USP de Notícias

O projeto Arquigrafia, desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em parceria com a Biblioteca da FAU e pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é semifinalista na área de Arquitetura do Prêmio Brasil Criativo, que destaca ações em 22 categorias que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da economia criativa no Brasil.

Entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, estará aberta a votação online no site do concurso para a definição de três finalistas. Para votar no projeto Arquigrafia, basta acessar esta página. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e 40 horas de capacitação em sua área, com objetivo de aprimorar e fortalecer o seu empreendimento, além do reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto.

Abrigado desde 2012 no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web (NaWEB) da USP, o Arquigrafia é um ambiente colaborativo digital público, sem fins lucrativos, com software livre, dedicado à difusão de imagens de arquitetura, principalmente a brasileira.

O Arquigrafia amplia à internet a dinâmica colaborativa que constituiu desde os anos 1960 o acervo de imagens fotográficas de edifícios e espaços urbanos brasileiros da Biblioteca da FAU, valendo-se de doações de professores, estudantes e arquitetos.

O objetivo principal é contribuir para o estudo, a docência, a pesquisa e a difusão da cultura arquitetônica e urbanística brasileiras, amparado na inteligência coletiva que se constitui com base nas interações colaborativas entre pessoas e instituições públicas e privadas na internet.

A equipe do projeto está desenvolvendo um aplicativo Android para acesso ao sistema via smartphones. Assim, os usuários – estudantes de arquitetura, professores, arquitetos, fotógrafos e demais interessados no assunto –, poderão navegar no acervo georeferenciado do Arquigrafia enquanto circulam pelas cidades, visualizando e avaliando as imagens disponíveis, interagindo com outros usuários, e também colaborando para o crescimento contínuo do acervo ao enviarem suas próprias imagens para o sistema, com os devidos direitos autorais preservados por licenças Creative Commons.

Mais informações: site http://www.premiobrasilcriativo.com.br/