Centro de Energia Nuclear na Agricultura recebe comitiva da Tailândia

Publicado em Institucional por em

Da Assessoria de Imprensa do Cena

Representantes do governo da Tailândia, país do leste asiático, visitaram, na manhã desta quinta-feira (15), o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP. No Brasil desde o início de março, a comitiva tem como missão manter contatos e estabelecer parcerias com instituições de pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado na agricultura.

Integram a delegação Withaya Athipanan (vice-diretor geral do departamento de Extensão Agrícola da Tailândia), Reingjit Promsatit (diretora do Bureau de Desenvolvimento de Qualidade Agrícola), Watchareeporn Orankanok (diretora da Divisão de Controle de Pragas, Bureau de Desenvolvimento de Qualidade Agrícola), Omsap Viyakornvilas (estatística sênior), Sunisa Boonyapatipark (chefe da Subdivisão de Relações Exteriores) e Marcos Targino Gambini (intérprete do grupo e representante da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores).

No Cena, a comitiva foi recebida pelo professor Julio Marcos Melges Walder, do laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia. “A visita visa o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e extensão para controle regional integrado das moscas-das-frutas”, justificou.

Segundo o professor, a mosca-da-fruta (da família Tephritidae) é a principal praga que afeta a produção de frutas, tanto na Tailândia quanto no Brasil, causando grandes perdas de produção e restrições de quarentena dos países importadores, tais como os Estados Unidos, Japão e membros da União Européia (UE).

Os técnicos tailandeses conheceram, no Cena, o processo de utilização da radiação gama na conservação e higienização de alimentos, o sistema de irradiação com fins quaternários para produtos agropecuários e hortícolas, os irradiadores de alimentos, o funcionamento do controle biológico com insetos estéreis e parasitóides, a marcação de insetos com radioisótopos para estudos de comportamento e ecologia e a esterilização de materiais por radiação gama.

Mais informações: site www.cena.usp.br 

.