emeritos_ok

Três docentes do ICMC receberão título de Professor Emérito

Publicado em Institucional por em

Da Assessoria de Imprensa do ICMC

Reconhecer professores aposentados que tenham se destacado por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da USP. É com essa finalidade que a Congregação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, concederá o título de Professor Emérito a três docentes em cerimônia que acontecerá na próxima quinta-feira, 16 de abril, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, às 9h30.

Até hoje, o Instituto só havia concedido esse título a Nelson Onuchic, em 1983. Os três homenageados da próxima quinta serão Hildebrando Munhoz Rodrigues e dois professores que receberão o título in memoriam: Gilberto Francisco Loibel e Odelar Leite Linhares.

A trajetória dos homenageados

Hildebrando contribuiu para a formação de mais de quatro mil alunos
Hildebrando contribuiu para a formação de mais de quatro mil alunos

Hildebrando nasceu em 1943 em Neves Paulista, interior de São Paulo. É licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual Unesp. Titulou-se Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e Doutor pelo ICMC, ambos sob orientação do professor Nelson Onuchic. Fez pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. De 1994 a 1998, Hildebrando foi diretor do ICMC, onde se aposentou em 2013.

Em sua carreira, o docente contribuiu para a formação de cerca de quatro mil alunos, já orientou mais de 50 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e publicou mais de 40 artigos científicos.

Loibel escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil
Loibel escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil

Já o professor Loibel nasceu em 1932 na cidade de São Paulo. Obteve o título de Licenciado e Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Defendeu pela EESC sua tese de doutorado e, em seguida, fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Dentre os cargos que ocupou, foi chefe do Departamento de Matemática da EESC e coordenador da pós-graduação em Matemática. Tornou-se professor titular do ICMC em 1981, onde foi vice-diretor no período de 1982 a 1986.

 

Após aposentar-se em 1987, foi professor colaborador e adjunto no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, em Rio Claro. Loibel foi responsável pela implantação da pesquisa em Topologia no interior do Estado, e escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil, publicado em 1967. Além disso, foi o fundador do Grupo de Singularidades do ICMC e orientou os primeiros alunos de mestrado e doutorado nessa área. Faleceu em novembro de 2013, aos 81 anos.

Odelar
Odelar participou da fundação do ICMC, em 1971

A trajetória do professor Odelar começa em 1926, na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito do Santo, onde nasceu. Graduou-se em Matemática pela então Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e foi docente da USP, Unesp, Unicamp e UFSCar. Em 1962 foi contratado pela EESC e participou da fundação do ICMC, do qual foi diretor de 1982 a 1986. Entre algumas de suas realizações, destaca-se sua atuação na criação dos cursos de Ciências de Computação da USP, Unesp, Unicamp e UFSCar.

Foi, ainda, responsável direto pela criação da pós-graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional do ICMC, além de ter idealizado e criado o Museu de Cálculo Numérico, que hoje leva seu nome. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), da qual foi o primeiro presidente (1979 a 1981). Autor ou autor-orientador de pelo menos 61 publicações, faleceu em maio de 2004, aos 78 anos.

Cerimônia de outorga

Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (campus I da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400).
Quando: 16 de abril, às 9h30.
Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br

.