No ICB, uma semana para mostrar a pesquisa de ponta na área da saúde

Sibbas busca colocar estudantes da graduação e pós-graduação em contato com a pesquisa de ponta de diversas áreas, além de divulgar o curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, responsável pela organização do evento.

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP recebe entre os dias 23 e 27, durante todo o dia, a primeira Semana de Inovações Biológicas e Biotecnológicas Aplicadas à Saúde (Sibbas), organizada por alunos do curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, do ICB.

O evento oferece diversas palestras ao longo da semana, além de cursos e oficinas, nas mais diversas áreas do conhecimento biológico. Os temas envolvem os sete departamentos do ICB: Anatomia, Biologia Celular, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Fisiologia, o que possibilita o envolvimento e o interesse de alunos de diferentes cursos dentro e fora da USP.

Jennifer Rocha Rodrigues, aluna do ICB e principal responsável pela organização do evento, diz que muitas das inscrições são de pessoas de fora do estado de São Paulo. “Foi uma surpresa, porque fizemos uma divulgação focada na USP, mas a Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC) colocou o evento em seu site e pessoas de Rondônia, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraná e Minas Gerais fizeram inscrições”, conta.

Programação e objetivos

O principal objetivo do Sibbas é, além de divulgar o curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, poder colocar os alunos de graduação e pós de diversas carreiras em contato com as pesquisas de ponta desenvolvidas atualmente na área da saúde, criando uma afinidade entre os estudantes e a vida acadêmica. “Como os palestrantes não são apenas do ICB ou da USP, os temas não ficam restritos apenas ao que acontece aqui na Universidade”, explica Jennifer.

Além de professores do ICB, o curso conta com a presença de professores e pesquisadores do Instituto de Biologia (IB), Instituto de Química (IQ), Instituto de Física (IF), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP, mas também de representantes do Instituto Butantan, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFABC.

Considerando-se o elevado número de inscrições e a boa aceitação da Semana, tanto pelos inscritos, como pelos palestrantes, há a possibilidade de o Sibbas se tornar um evento anual e de grande porte dentro do USP.

Ao apresentar a ideia de organizar um evento como esse para alguns professores do Instituto, Jennifer relembra do apoio e incentivo que recebeu. “Todos os professores com quem falei me apoiaram bastante. A própria diretoria do ICB incentivou e ajudou na organização e divulgação da Semana”, afirma.

Ciências Fundamentais para a Saúde

O Curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, iniciado em 2005, ainda é pouco conhecido tanto pelos alunos da USP quanto por alunos de fora. Um dos principais motivos é que seu ingresso não se dá pelo vestibular da Fuvest, como comumente acontece com os outros cursos da graduação, mas através de transferência interna. Qualquer aluno regularmente inscrito em algum curso de graduação da USP, sempre no segundo semestre do ano letivo, pode participar do processo.

A seleção se dá através de prova escrita e entrevista. São dez vagas anuais, que podem ou não ser preenchidas. O curso é diurno, mas eventualmente pode ter aulas no período noturno, com duração de quatro a cinco anos, incluindo o tempo em que o aluno esteve no curso de origem (aquele no qual o aluno ingressou através da Fuvest).

Seu principal objetivo é formar profissionais para a pesquisa e docência nas diversas áreas da saúde humana e animal. Apoiando-se na flexibilidade de seu currículo, o curso permite ao aluno, já durante a graduação, focar numa área e seguir nela uma carreira acadêmica.

Com formação prevista para este ano, Jennifer acredita que a maior qualidade do curso é você ter as melhores disciplinas de outras graduações. ” Em Ciências Fundamentais para a Saúde nós temos aula de bioquímica com  a [faculdade de] farmácia, fisiologia com a medicina e isso permite o contato com o melhor de cada curso”, explica a formanda.

Serviço

A Semana de Inovações Biológicas e Biotecnológicas Aplicadas à Saúde (Sibbas) acontece no ICB entre os dias 23 e 27 de abril, das 9h30 às 22 horas, com palestras, oficinas e cursos.

As inscrições podem ser feitas no site do ICB através deste link, até a próxima quarta-feira (18).

O ciclo de palestras custa R$ 20,00. Oficinas ou curso custam R$ 10,00 cada. Os cursos de “Vacinas Antitumorais” e “Neurociência Cognitiva” terão a duração de dois dias (conferir horários no site) e custam R$ 15,00.

O endereço do ICB é  Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária

Mais informações: sibbas.2012@yahoo.com.br, www.icb.usp.br