Supera Parque em Ribeirão Preto recebe jovens da Fundação Casa

Publicado em Sociedade por em

Sete jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa Cândido Portinari, da cidade de Ribeirão Preto, visitarão, no dia 13 de maio, o laboratório de robótica do Supera Parque de Inovação, no campus da USP local.

O espaço é mantido pelo Supera Parque de Inovação em parceria com a empresa ZOOM Education for Life, responsável no Brasil pelo programa LEGO Education, realizado internacionalmente pela empresa dinamarquesa de brinquedos de montar.

Durante a visita, os jovens terão acesso aos robôs montados com as peças de LEGO, bem como a toda a interface utilizada na programação dos robôs.

De acordo com a encarregada de área técnica do Casa Cândido Portinari, Amanda Pavan, a ideia para a visita veio do pedido de um dos adolescentes. “O Marcos (nome fictício), é um adolescente que tem muito interesse em matemática e queria muito cursar robótica após concluir o ensino médio. A partir disso, nossa equipe psicossocial pesquisou e encontrou essa oportunidade”, disse.

A coordenadora pedagógica do centro, Dielen Anaisa Souza Alvarenga, acrescenta que será uma grande oportunidade para os jovens. “Muitos nunca tiveram contato com esse brinquedo e muito menos com a realidade dos robôs. Será um momento de ampliar os horizontes”, concluiu.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a Fipase, com o apoio da Finep, do MCT e da Fapesp. Tem o propósito de criar um ambiente de convivência e sinergia entre Universidade, o poder público e empresas que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio da instalação, nessa área, tanto de unidades de P&D empresariais, quanto a operação da produção voltada a produtos e processos inovadores.

O empreendimento tem como objetivo geral impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo empresas que realizem pesquisa e desenvolvimento (P&D) e invistam em produtos e processos inovadores, voltadas prioritariamente para as áreas do Complexo Industrial da Saúde – CIS, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia, sem prejuízo de outras áreas, e que valorizem o desenvolvimento sustentável e a agregação de valor à produção.

Com informações das Assessorias da Fundação Casa e da Supera

Mais informações: (16) 3315-3522, email imprensa.rp@usp.br

.