Software criado por grupo de São Carlos auxilia avaliação de eventos

Publicado em Tecnologia por em

Integrantes da comunidade estatística do mundo todo estiveram reunidos esta semana no Rio de Janeiro participando do 60° Congresso Mundial de Estatística. O evento, que aconteceu de 26 a 31 de julho, é o principal do Instituto Internacional de Estatística, e no Brasil está sendo organizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística. O congresso quer discutir, promover e divulgar pesquisas e melhores práticas em todos os campos de Estatística e suas aplicações.

Uma das novidades deste ano é que o congresso adotou o SAO – Sistema de Avaliação Online – desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) para avaliar o evento. Funciona assim: os mais de 2 mil inscritos respondem a um questionário com perguntas pessoais e também de múltipla escolha sobre o congresso. Eles também avaliam características do encontro, atribuindo notas de 1 a 9 sobre cada item perguntado. Podem optar por não avaliar aquela questão. As respostas vão para um banco de dados e são convertidas em resultados balizados por tabelas e gráficos, mostrando para os organizadores do evento informações sobre a qualidade do evento em tempo real através de um relatório online.

O SAO foi desenvolvido pelo grupo de Modelagem de Risco, coordenado pelo professor Francisco Louzada. O software já foi usado em mais de 40 eventos, tanto nacionais como internacionais. Este mês o SAO também foi utilizado na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações: (16) 3373-8159; email contatocepid@icmc.usp.br

.