FMRP lança site com informações sobre diabetes tipo 1

O site voltado para crianças e jovens traz informações e orientações sobre diabetes tipo 1.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP lançou um site com informações e orientações sobre diabetes tipo 1, especialmente elaborado para crianças e jovens. O espaço, com informações claras e objetivas e com uma linguagem bem simples, traz informações gerais sobre a diabetes, tratamento e definições sobre glicose, insulina, hipoglicemia e hiperglicemia, carboidratos e contagem de carboidratos.

Na aba dedicada para crianças, vem a definição da diabetes tipo 1, informações sobre orientação alimentar e aconselhamento escolar. Já os jovens vão encontrar informações sobre diabetes e atividades física e esportes, diabetes & sexo e contracepção, e ainda, diabetes e os percings e tatuagens.

Os pais e responsáveis poderão saber mais sobre amamentação e diabetes, práticas alimentares na infância e a importância da equipe multidisciplinar no atendimento aos portadores de diabetes.

O site também mantém um fórum, no qual os leitores podem enviar dúvidas, perguntas e opiniões para os gerenciadores de conteúdo. A iniciativa é da aluna do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, Érika Monteiro Silva, com orientação do professor Raphael Del Roio Liberatore Junior, do Departamento de Pediatria e Puericultura da FMRP, com apoio dos alunos do curso de Informática Biomédica, curso interunidades entre FMRP e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Segundo os organizadores, este é somente o segundo site no mundo, mas é o primeiro no Brasil, dedicado a orientar diretamente crianças e jovens portadores de diabetes. “Faltava acesso a informações de qualidade para pessoas leigas. O que se tem de informações no Brasil atualmente está ligado a associações, blogs médicos ou sites de indústrias farmacêuticas e sempre em linguagem mais acadêmica, técnica”, explica Erika.

O professor Liberatore Jr revela que, atualmente, já tem aparecido crianças com diabetes tipo 2, em função da obesidade, mas que a escolha da Diabetes tipo 1 é em função de ser o tipo que mais aparece na infância, além de ser a segunda doença crônica mais prevalente em pediatria, só perdendo para a asma. “O seu diagnóstico, quase sempre, é tardio, por falta de conhecimento. É comum mães trocarem informações via redes sociais e nem sempre confiáveis. A ideia é atrair as próprias crianças e jovens para a leitura do site”.

Nos últimos anos, segundo a Federação Internacional de Diabetes, o crescimento dos casos de diabetes tipo 1, em menores de 14 anos, foi de 3% ao ano. Ao todo são mais de 371 de milhões com diabetes no mundo. A Associação de Diabetes Juvenil estima que no Brasil em 2014 eram mais de um milhão de crianças com diabetes e para cada caso diagnosticado, existe um sem diagnóstico.

Campanha para o mascote

Para acompanhar os leitores na aventura de descobrir tudo sobre a Diabetes tipo 1, os organizadores elegeram um simpático leãozinho que precisa de um nome. Por isso, lançaram campanha para dar nome ao mascote.

Para participar, basta preencher o cadastro em um dos postos de divulgação, ou no próprio site, clicar no banner “Concurso Cultural Crianças com Diabetes”, fazer o cadastro e deixar a sugestão. O nome mais criativo será escolhido pela comissão organizadora do site e será premiado com um Tablet. O anúncio do ganhador será dia 10 de setembro no próprio site.

Mais informações: site http://criancascomdiabetes.fmrp.usp.br

Por Rosemeire Soares Talamone, do Serviço de Comunicação do Campus de Ribeirão Preto