Como estudar na USP

O ingresso nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo em 2016 será feito por meio de vestibular organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

Transferência externa
A Fuvest é responsável pelas provas de transferências externas. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio.
Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest.

Inclusp
Alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas podem participar do Inclusp – Programa de Inclusão Social da USP. O Inclusp reúne uma série de iniciativas para ampliar as chances de ingresso dos estudantes de escola pública na Universidade e propiciar a permanência estudantil que tenham desvantagens socioeconômicas.
Para mais informações sobre o Inclusp, consulte o site da Pró-Reitoria de Graduação.

Pasusp
Alunos do Inclusp e outros estudantes de escolas públicas podem participar do Pasusp. O programa é voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Tem por objetivo estimular esses estudantes a considerarem a USP como uma meta alcançável. Para isso, converte o desempenho dos alunos nas provas da Fuvest em bônus que aumentam a chance de ingresso.
Para mais informações sobre o Pasusp, consulte o site da Pró-Reitoria de Graduação.

Como estudar na USP
.