“Crônica de uma Grande Excursão”

Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz, professor aposentado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba

Professor Epaminondas foi um dos fundadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – Foto =: Gerhard Waller

Recebo com alegria essa iniciativa de comemorar os 90 anos da USP “USP 90 anos: sua história com a Universidade “.

Tenho 55 anos corridos de dedicação à USP, sendo 5 anos da graduação (1958) e 50 de docência, pois após os 30, em que conquistei todos os graus e títulos da carreira, permaneci mais 20 anos como professor colaborador.

Tenho muitas histórias para contar mas creio que uma delas é a melhor, e por ser a melhor de todas, transformei-a num livro Crônica de uma Grande Excursão, que a biblioteca central da Esalq [Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz]  possui em seu acervo.

O livro relata uma viagem realizada por alunos da Esalq ao Estados Unidos, em 1961, plena Guerra Fria. Em paralelo ao percurso acadêmico da viagem, o autor faz um panorama do momento histórico e detalha de que maneira a tensão geopolítica da Guerra Fria teve reflexos na presença do grupo em solo estadounidense.

Durante um mês, o grupo visitou propriedades agrícolas, sistemas agroindustriais, além de estabelecer contato com representações universitárias e de outras entidades pelo caminho.

Informações para acessar a obra pelo e-mail ihgp@ihgp.org.br