Estudo com colaboração do ICMC recebe prêmio em simpósio de qualidade de software

O trabalho "Towards Incremental FSM-based Testing of Software Product Line" teve participação de dois acadêmicos da USP: Adenilso Simão, professor, e André Endo, doutorando, ambos do ICMC.

Com informações da Assessoria de Comunicação INCT-SEC

O trabalho “Towards Incremental FSM-based Testing of Software Product Line” foi premiado como melhor artigo da trilha técnica no nono Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS-2012), realizado de 11 a 15 de junho em Fortaleza, CE. O artigo é resultado de projeto de mestrado desenvolvido por Maykon Capellari sob a orientação da professora Itana Gimenes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em colaboração com o professor Adenilso Simão e com o aluno de doutorado André Endo, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos.

O trabalho propõe uma estratégia para reutilizar casos de testes gerados para diferentes produtos e que são reutilizados ao testar outros, a fim de reduzir o tamanho dos casos adicionais. Essa estratégia é ilustrada com um estudo usando duas Linhas de Produto Software (LPs) para sistemas embarcados.

Como premiação, o pesquisador receberá passagem para o SBQS-2013, que será realizado em Salvador, na Bahia. O SBQS é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O simpósio reúne profissionais e pesquisadores e favorece o intercâmbio de informações sobre a área de Qualidade de Software.

Mais informações no site www.sbqs2012.com.br ou pelo email imprensa@inct-sec.org