Estudo da FEARP sobre cadeia da carne bovina é editado em livro

Coordenado pelo professor Marcos Fava Neves, da FEARP, estudo apresenta radiografia completa da cadeia produtiva com avanços, perspectivas e desafios do setor.

Da Assessoria de Comunicação da FEARP

O estudo Caminhos da Pecuária – Estratégias para a Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Brasil, desenvolvido com a participação de professores e pesquisadores da USP, foi lançado em livro homônimo (Editora Atlas). A publicação é resultado de uma tripla parceria entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, o Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat) e a Scot Consultoria.

O livro apresenta um estudo abrangente, dividido em seis capítulos com prefácio do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. O primeiro capítulo apresenta um mapeamento e a quantificação da cadeia da carne bovina. O estudo inclui ainda análises sobre o consumidor e as estratégias de captura de valor na cadeia da carne bovina, e a produção pecuária no Brasil. Fatores como a concentração no varejo e questões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade também são abordadas. O capítulo final é destinado ao desafios e agenda estratégica da cadeia produtiva.

O estudo é resultado de um trabalho de oito meses que envolveu, direta ou indiretamente, cerca de vinte pesquisadores e foi encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e tem como organizador o professor da FEARP, Marcos Fava Neves. Foram realizadas consultas e visitas a empresas e Universidades para levantar dados e informações, além de muitos debates com executivos e representantes do setor.

Obra recomendada para pecuaristas, agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área agropecuária. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Mais informações: email imprensa@fearp.usp.br