Boletim da FEARP analisa arrecadação de impostos

O boletim "Termômetro Tributário " analisa dados de junho referentes à arrecadação de impostos federais em Ribeirão Preto e região, Estado de São Paulo e Brasil.

Da Assessoria de Imprensa da FEARP

Foi divulgado o boletim Termômetro Tributário, que analisa dados de junho referentes à arrecadação de impostos federais em Ribeirão Preto e região, Estado de São Paulo e Brasil. O estudo é realizado pelo Centro de Pesquisas em Economia Regional (Ceper-Fundace), que reúne pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

De acordo com a pesquisa, na região de Ribeirão Preto, a arrecadação do mês de junho exibiu queda de 1% frente ao mesmo mês do ano anterior. Em maio de 2012 em comparação com maio de 2013, essa queda havia sido maior, da ordem de 4,3%. O responsável pela redução foi o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que sofreu redução superior a 40%, embora todas as outras rubricas tenham sofrido significativa elevação no período.

No município de Ribeirão Preto, junho registrou queda de 6,37% frente ao mesmo mês do ano passado. O IPI também foi o que mais contribuiu para a redução. Porém houve queda na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL (1,32%) e no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) (4,91%). Por outro lado, foram observadas elevações na arrecadação do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP (3,83%), no Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF (12,29%) e na COFINS (5,23%). A pesquisa completa está disponível neste link.

Mais informações: (16) 3931-1313