IPq é o primeiro hospital psiquiátrico do Brasil acreditado pela ONA

A certificação tem foco na excelência da assistência, garantindo a satisfação e segurança a pacientes e colaboradores.

Da Assessoria de imprensa do IPq

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é o primeiro hospital psiquiátrico do Brasil acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação tem foco na excelência da assistência, garantindo a satisfação e segurança a pacientes e colaboradores.

“Trabalhar em uma empresa com certificação de Acreditação Nacional é motivo de orgulho, trata-se de reconhecimento de nosso trabalho por critérios extremamente exigentes, que nos colocam no patamar das maiores instituições de saúde do país”, atesta Luciano Patah, diretor executivo IPq.

Entre as principais conquistas do Instituto, Wagner Gattaz, professor de Psiquiatria da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do IPq, ressalta o alcance do equilíbrio financeiro, que tirou o IPq do déficit em que se encontrava. “Revisamos, realinhamos e ajustamos contratos institucionais e externos; tivemos aumento das receitas SUS e não SUS; redução de despesas e otimização de recursos”, explica.

Contudo, o reconhecimento conquistado não é estático, ele evolui com a instituição, que periodicamente passará por novas avaliações. A conquista do selo de qualidade ONA é também novidade no Complexo do Hospital das Clínicas, sendo o IPq e os Institutos da Criança e de Radiologia, os primeiros a alcançarem essa certificação.

Mais informações: (11) 2661-7801, email imprensa.ipq@hc.fm.usp.br