Fornecedor mantém otimismo no setor de açúcar e álcool

Gestores mostram confiança em desempenho do setor no início de 2012, apesar de considerarem o momento atual ruim

Da Assessoria de Comunicação da FEARP

A última apuração do Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Fundace/Multiplus), realizada no último mês de dezembro, atingiu o valor de 0,54,  inferior ao obtido no levantamento anterior (0,56). Segundo a pesquisa, apesar dos gestores considerarem o  momento atual ruim, em especial pela quebra da safra de cana-de-açúcar, o indicador reflete uma perspectiva de confiança para os primeiros meses de 2012. O índice é apurado pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio (AgroFEA Ribeirão Preto) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) e a Multiplus Feiras e Eventos.

O indicador de Condições Atuais apresentou um leve recuo de um ponto em relação aos levantamentos realizados em agosto e outubro (0,47), marcando 0,46. Quanto ao indicador relacionado às Expectativas, o que se pode observar é um cenário de otimismo (0,58), mesmo diante de uma queda de dois pontos em relação à outubro (0,60). O ICFSS Fundace/Multiplus tem o intuito de identificar a opinião dos gestores do setor, auxiliando o entendimento de seu desempenho e a tomada de decisões relacionadas à evolução do segmento. O estudo é coordenado pelos professores Maurício Jorge Pinto de Souza e Roberto Fava Scare da FEARP.

Dentro da série anual de 2011, essa foi a quinta queda consecutiva do ICFSS Fundace /Multiplus, sinalizando que a satisfação dos empresários do setor com a economia veio caindo no decorrer do ano. “A quebra da safra é apresentada pelos empresários como a principal justificativa para o baixo desempenho relativo do setor”, explica o professor Maurício.

Expectativas

Com relação aos componentes do indicador de Expectativa dos gestores, as variáveis que apresentaram maior queda foram com relação ao sistema agroindustrial sucroenergético e o fornecimento para esse sistema. De acordo com o professor, esse resultado reflete, principalmente, a preocupação e incerteza dos empresários ainda associadas à quebra de safra ocorrida em 2011, o que gerou uma capacidade ociosa nas usinas do setor e diminuiu a demanda por novos equipamentos, reparos, serviços e máquinas.

“Com a crise de oferta de cana vivenciada pelo setor sucroenergético em 2011, os fornecedores industriais sofreram com a queda no faturamento e na demanda, isso afetou diretamente a expectativa dos gestores”, completa o professor Maurício.

A última apuração de 2011 não leva em conta o fim da barreira ao etanol brasileiro nos Estados Unidos a partir de 2012 depois de 30 anos de protecionismo. O Congresso americano entrou em recess no último mês de dezembro sem prorrogar a legislação vigente, que incluía subsídio de US$ 0,45 por galão de etanol produzido nos Estados Unidos, assim como a tarifa alfandegária de US$ 0,54 cobrada pelo galão de etanol importado.

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético, ICFSS Fundace Multiplus, é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Esse indicador é construído bimestralmente através de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da FEARP (AgroFEA Ribeirão Preto). A Fundace é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da FEARP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade.

Mais informações: (16) 3931-1313

Scroll to top