Três docentes do ICMC receberão título de Professor Emérito

Cerimônia para outorga dos títulos será realizada na próxima quinta-feira, 16 de abril, às 9h30 no ICMC.

Da Assessoria de Imprensa do ICMC

Reconhecer professores aposentados que tenham se destacado por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da USP. É com essa finalidade que a Congregação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, concederá o título de Professor Emérito a três docentes em cerimônia que acontecerá na próxima quinta-feira, 16 de abril, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, às 9h30.

Até hoje, o Instituto só havia concedido esse título a Nelson Onuchic, em 1983. Os três homenageados da próxima quinta serão Hildebrando Munhoz Rodrigues e dois professores que receberão o título in memoriam: Gilberto Francisco Loibel e Odelar Leite Linhares.

A trajetória dos homenageados

Hildebrando contribuiu para a formação de mais de quatro mil alunos

Hildebrando nasceu em 1943 em Neves Paulista, interior de São Paulo. É licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual Unesp. Titulou-se Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e Doutor pelo ICMC, ambos sob orientação do professor Nelson Onuchic. Fez pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. De 1994 a 1998, Hildebrando foi diretor do ICMC, onde se aposentou em 2013.

Em sua carreira, o docente contribuiu para a formação de cerca de quatro mil alunos, já orientou mais de 50 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e publicou mais de 40 artigos científicos.

Loibel escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil

Já o professor Loibel nasceu em 1932 na cidade de São Paulo. Obteve o título de Licenciado e Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Defendeu pela EESC sua tese de doutorado e, em seguida, fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Dentre os cargos que ocupou, foi chefe do Departamento de Matemática da EESC e coordenador da pós-graduação em Matemática. Tornou-se professor titular do ICMC em 1981, onde foi vice-diretor no período de 1982 a 1986.

Após aposentar-se em 1987, foi professor colaborador e adjunto no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, em Rio Claro. Loibel foi responsável pela implantação da pesquisa em Topologia no interior do Estado, e escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil, publicado em 1967. Além disso, foi o fundador do Grupo de Singularidades do ICMC e orientou os primeiros alunos de mestrado e doutorado nessa área. Faleceu em novembro de 2013, aos 81 anos.

Odelar
Odelar participou da fundação do ICMC, em 1971

A trajetória do professor Odelar começa em 1926, na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito do Santo, onde nasceu. Graduou-se em Matemática pela então Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e foi docente da USP, Unesp, Unicamp e UFSCar. Em 1962 foi contratado pela EESC e participou da fundação do ICMC, do qual foi diretor de 1982 a 1986. Entre algumas de suas realizações, destaca-se sua atuação na criação dos cursos de Ciências de Computação da USP, Unesp, Unicamp e UFSCar.

Foi, ainda, responsável direto pela criação da pós-graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional do ICMC, além de ter idealizado e criado o Museu de Cálculo Numérico, que hoje leva seu nome. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), da qual foi o primeiro presidente (1979 a 1981). Autor ou autor-orientador de pelo menos 61 publicações, faleceu em maio de 2004, aos 78 anos.

Cerimônia de outorga

Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (campus I da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400).
Quando: 16 de abril, às 9h30.
Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br