Professores da USP lideram ranking nacional no Webometrics

A elaboração do ranking foi realizada pelo CSIC, maior órgão público de pesquisa na Espanha.

A USP lidera o ranking de cientistas em instituições brasileiras do Webometrics Ranking of World Universities. Os dados foram coletados durante a quarta semana de abril, de acordo com os perfis públicos dos pesquisadores no Google Scholar Citations.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa na Espanha. O CSIC é uma das primeiras organizações de pesquisa na Europa, consistindo, em 2006, de 126 centros e institutos distribuídos por toda a Espanha.

A lista é composta dos primeiros 6.000 perfis (de mais de 33.000 perfis), ordenados pelo seu índice h em ordem decrescente. Quando ocorrem empates, considera-se o número total de citações como o critério secundário. O índice h, ou h-index, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas levando-se em conta seus artigos mais citados. Esse indicador reflete o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número. O Google Scholar é uma grande base de dados bibliográfica, gratuita, que é especialmente útil para fins bibliométricos, pois proporciona o número de citações recebidas pelos artigos nele incluídos, e enumera-los. Seu tamanho atual é de mais de 160 milhões de documentos originais, muitos deles com links para as versões completas dos textos, abertamente disponíveis. A cobertura da base de dados supera em quase três vezes a de concorrentes como WoS/Thomson ou Scopus / Elsevier.

Das instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) lidera com 1.796 autores e, entre as universidades públicas paulistas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem 538 docentes e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 486. Acesse a lista completa.

Com informações da Agência USP de Notícias

Mais informações: site http://www.webometrics.info/en/node/102