Grupo do IEA e universidade belga criam prêmio ambiental em homenagem Aziz Ab’Sáber

Publicado em Meio ambiente por em

Como forma de contribuir para a conscientização sobre os temas que serão discutidos na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2012), em junho, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Faculdade de Artes da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, criaram o concurso “O Planeta Vivo”, que selecionará trabalhos de educação, arte e ciência com propostas para um mundo melhor.

O concurso é uma homenagem ao geógrafo e ambientalista Aziz Ab’Sáber (1924-2012), que foi professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor honorário do IEA. É aberto à participação de pessoas de todas as idade e de todo o mundo e tem o apoio do Ministério Flamengo da Educação e da Embaixada do Brasil na Bélgica.

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, alemão, holandês, francês e inglês. Alguns exemplos de temas são: o diálogo intercultural, paz e direitos humanos; cuidado do planeta e responsabilidade perante as gerações futuras; proteção da biodiversidade; conservação do patrimônio comum da humanidade. Podem ser apresentadas obras em seis categorias: desenho/pintura/técnica mista (até quatro folhas A4); fotografia (até quatro fotos, com no mínimo 10×15 cm e no máximo 20×30 cm); história em quadrinhos (até quatro páginas A4, com texto em Arial 12); texto (até quatro folhas ou quatro slides tipo PowerPoint, com texto em Arial 12); música (em mp3 ou vídeo disponível no YouTube, com até quatro minutos, com ou sem texto).

Os trabalhos devem ser enviadas até o dia 20 de maio para o email riocontest2012@gmail.com (também disponível para tirar dúvidas) ou para a Faculdade de Artes da Universidade Católica de Leuven (Blijde-Inkomstraat 21, bus 3312, 3000 Leuven, Bélgica), acompanhados de dados do autor e da obra (nome, idade, país, endereço, e-mail e título do trabalho). Os trabalhos selecionados estarão em um site sobre a Rio+20 e os premiados serão publicados. As premiações incluem medalhas especiais, livros e outros itens.

Para obtenção de informações que subsidiem a elaboração dos trabalhos, os organizadores sugerem os seguintes sites: Carta da Terra, UnescoAliança das Civilizações das Nações Unidas e Rio+20.

Com informações da Divisão de Comunicação do IEA.

Mais informações: (11) 3091-1692, email mbellesa@usp.br 

.