Mais de 20 anos na USP e na Marinha

Osmar Conceição Jr., egresso da Escola Politécnica (Poli) da USP

Em 1986, fui admitido no vestibular da Escola Politécnica (Poli) da USP para cursar Engenharia Naval. De lá pra cá, a USP tem sido uma constante na minha vida.

Na primeira aula do curso de Introdução à Engenharia Naval, o pessoal da Marinha, do antigo ETCN (Escritório Técnico de Construções Navais), nos disse que éramos preferenciados para o ingresso na força por conta do nosso curso, e que quem ainda não tivesse feito serviço militar poderia se candidatar ao Curso de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, equivalente ao CPOR, mas com a vantagem de ser feito nas férias, sem perder o ano letivo.

Assim, foi por intermédio da USP que ingressei na Marinha, instituição na qual passei 26 anos da minha carreira, mas não somente isso. Em agosto de 2000 (após uma passagem de 5 anos pelo mercado financeiro e após ter retornado para a Marinha), fui convidado por ela a servir no Centro Tecnológico da Marinha em SP, onde tive a oportunidade de trabalhar por mais 23 anos (dentro da USP).

Não bastasse isso, fiz especialização em Administração Industrial na Fundação Vanzolini (USP) e mestrado no Ipen (USP), totalizando 28 anos, ou seja, mais da metade da minha vida, aqui dentro!

Resumindo: 28 anos na USP, 26 na Marinha, sendo que 23 anos nas duas instituições simultaneamente, portanto,  a USP é parte importantíssima da minha vida e da minha história, assim como da história de muitos brasileiros, da história do nosso estado e do nosso País!

Parabéns USP, pelos seus 90 anos! Sou eternamente grato pelos conhecimentos adquiridos, pelas amizades forjadas (e mantidas até hoje) e pelas experiências vividas aqui.