Divulgação científica em Astronomia e um estágio na Nasa

Lucas Batista, egresso do Instituto de Física (IF) da USP

Durante a minha graduação, tive a oportunidade de participar de uma disciplina sobre divulgação de Astronomia ministrada pelo professor Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG).

Foi durante uma dessas aulas que fiquei sabendo sobre oportunidades para trabalhar com divulgação científica e me interessei por um dos estágios apresentados no Instituto do Telescópio Espacial da Nasa (Space Telescope Science Institute – STScI), em Baltimore, nos Estados Unidos. Afortunadamente, fui contemplado com uma das vagas para desenvolver um projeto na área de divulgação científica em um estágio que teria duração de dois meses.

O meu projeto consistiu no desenvolvimento de uma atividade interativa com o objetivo de demonstrar o funcionamento de um coronógrafo (um dos dispositivos utilizados para detecção e estudo de exoplanetas). Além disso, tive a oportunidade de divulgar a astronomia em diversos locais, como por exemplo no evento de 50 anos da missão Apollo 11 em Washington DC e até em bares!

Também como consequência deste estágio, fui convidado para apresentar o meu trabalho desenvolvido no congresso da Sociedade de Astronomia Americana (AAS) que ocorreu em Honolulu no início do ano de 2020. Lá, tive a oportunidade de conhecer a astrônoma, também uspiana, Duília de Mello, uma das pessoas que me inspiraram a seguir meu sonho na área de astronomia.

Hoje, trabalho como coordenador de Astronomia no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de estar desenvolvendo uma exposição multissensorial voltada a divulgar a astronomia para pessoas com deficiência visual, e sou eternamente grato pelas vivências que a USP me proporcionou, e não tenho dúvidas de que esta experiência foi uma das portas que essa querida universidade abriu, me possibilitando segui com o meu sonho de trabalhar como divulgador científico.