40 anos de “Natã, o Sábio”

Ivan Leski, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

E pensar que já faz 40 anos da montagem da peça de Gotthold Ephraim Lessing, Natã, o Sábio, dirigida pelo saudoso professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Miroel Silveira, que marcou o cinquentenário da USP. Eu fiz parte do corpo de baile do espetáculo, que foi apresentado no Teatro da USP (TUSP), então localizado onde é hoje o Teatro Décio de Almeida Prado.

Cenários e figurinos do professor Campelo Neto e coreografia da bailarina Gilda Murray. O elenco era formado basicamente por ex-alunos do Departamento de Artes Cênicas da ECA, como eu, graduado em 1982.

Olhando em retrospectiva, foi muito gratificante ter dançado aquele espetáculo. Acho que, na época, eu jamais esperaria ainda estar na USP tanto tempo depois. É um tipo de memória que somente a nossa Universidade pode proporcionar.