43 anos de vida e trabalho na USP

Cleusa A. Fávero Massocato, funcionária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP

Meu nome é Cleusa Aparecida Fávero Massocato, sou secretária, trabalho na USP há 43 anos. Quando entrei na USP, com 22 anos, ainda era só Fávero. Iniciei em março de 1980, no Setor de Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Naquele tempo, havia processo seletivo na própria unidade elaborado pela Seção de Pessoal. Fui aprovada e contratada para vaga de escriturária, vaga essa deixada por uma moça que não tive a oportunidade de conhecer, o nome dela era Lúcia. Trabalhei por alguns anos com dona Ana Ribeiro, então secretária daquele setor, que, com muita paciência, foi me ensinando o trabalho.

No início, foi um pouco difícil trabalhar em um hospital, mas com a atenção e carinho de todos que faziam parte da Pediatria: os funcionários administrativos e técnicos de laboratórios, professores, pós-graduandos, médicos residentes, alunos e também servidores do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP, fui me adaptando e gostando daquilo que fazia.

Em 1985, a Pediatria se transformou em Departamento de Puericultura e Pediatria, então passei a ser secretária de departamento, com maiores tarefas e responsabilidades. A Pediatria fez parte da minha vida durante 16 anos. Passados alguns anos, me casei com Laercio que também trabalhava na USP e recebi o sobrenome dele Massocato. Casamos em uma capela aqui no campus da USP Ribeirão, hoje transformada em espaço cultural.

Laercio e eu tivemos três filhos, todos nascidos no HCFMRP. Sempre fui muito bem atendida pelos médicos daqui, sou muito grata a eles, que hoje ocupam cargos de direção e chefia. Enquanto trabalhávamos, os nossos filhos, ficavam na creche Carochinha, lá eles foram crescendo, se desenvolvendo e aprendendo a valorizar a natureza, até que, quando adultos, se transformaram em biólogos.

Em 1996, passei por nova adaptação, me transferi para o Departamento de Clínica Médica, onde trabalho até hoje. Troquei de departamento com uma colega e fui muito bem acolhida por todos aqui na Clínica Médica onde apoio a graduação.

Durante todo esse tempo, pude vivenciar a criação de novos cursos como Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, todos ligados à FMRP e também vi mudanças na grade curricular do curso de Medicina.

Ao longo de todos esses anos na USP, tive muitas dificuldades como movimentos para melhoria salarial, greves, reivindicações e até enfrentei a pandemia covid-19, quando foi necessário aprender trabalhos remotamente, o que me proporcionou grande aprendizado. Não poderia deixar de citar as muitas oportunidades de crescimento que a USP me ofereceu como participação em cursos de redação, aperfeiçoamento de Língua Inglesa, encontros de Secretariado GeSec, SIPAT, oficinas, cursos de extensão universitária e muitos treinamentos.

Enfim: A USP faz parte da minha vida.