A USP faz parte dos últimos 46 anos da minha história de vida

Marcus Zulian Teixeira, pós-doutorando da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

 

Dentre os 90 anos de existência da Universidade de São Paulo (USP), os últimos 46 anos fizeram parte da minha história de vida.

Em 1978, fui aprovado na Fuvest para cursar Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, me formando em 1981 e, a partir de 1982, comecei a desenvolver projetos de cultivo e pesquisa em horticultura orgânica em Itapecerica da Serra (SP), juntamente com um colega da Esalq, até meados de 1984.

À época, em vias de completar 27 anos, o ideal de exercer a Medicina que alimentava desde a juventude, inflamado pelo estudo autodidata da homeopatia, me fez abandonar a Agronomia para me dedicar, novamente, a prestar o vestibular da Fuvest, desta vez para disputar uma vaga no curso de Medicina na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Em 1986, fui aprovado na 74ª Turma da FMUSP, me dedicando aos estudos da medicina convencional, juntamente, com o aprofundamento dos estudos homeopáticos nas horas vagas, me formando em Medicina em 1991. Na vida pessoal, comecei a namorar a minha esposa desde o primeiro ano da faculdade, a qual cursava fisioterapia na FMUSP, com uma vida acadêmica uspiana repleta de aprendizados, alegrias e satisfações, aspectos que reforçaram a nossa união até os dias atuais.

Como a FMUSP não oferecia curso de especialização ou residência médica em homeopatia, embora esta fizesse parte do rol das especialidades médicas junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1981, iniciei, em 1992, a pós-graduação lato sensu em Medicina Homeopática junto à Associação Paulista de Homeopatia (APH), finalizando em 1994 e obtendo, em 1995, o título de especialista em Medicina Homeopática perante a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

Até o final da década de 90, participei de atividades de ensino, pesquisa e assistência na APH, retornando, em 2000, à FMUSP, com o intuito de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e assistência em homeopatia. Sob a orientação do professor Mílton de Arruda Martins, professor titular de Clínica Médica Geral da FMUSP, iniciei o meu doutorado na área da pesquisa clínica em homeopatia (Ensaio clínico quali-quantitativo para avaliar a eficácia e a efetividade do tratamento homeopático individualizado na rinite alérgica perene), assim como a coordenação da disciplina optativa Fundamentos da Homeopatia – MCM 0773, iniciativas inéditas junto à instituição.

Em 2013, sob a supervisão do professor Edmund Chada Baracat, professor titular de Ginecologia da FMUSP, iniciei o meu pós-doutorado, desenvolvendo um segundo projeto de pesquisa clínica em homeopatia (Tratamento homeopático da endometriose com estrogênio dinamizado: ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo- controlado de 24 semanas de duração).

Desenvolvendo, ao longo das últimas décadas, projetos de pesquisa em homeopatia em diversas áreas do conhecimento (farmacologia, educação médica, agronomia e homeogenômica, dentre outras), venho, atualmente, desenvolvendo o meu segundo projeto de pós-doutorado com o tema Saúde e Espiritualidade, sob a supervisão do professor Homero Pinto Vallada Filho, professor livre-docente do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Com o ideal de aproximar a ciência homeopática da ciência hegemônica, realizando a releitura de diversos conceitos e fundamentos homeopáticos perante a racionalidade médica e científica contemporânea, vimos contando sempre com a excelência e a vanguarda das diversas unidades e departamentos da USP, assim como com o notório saber e a mente isenta de preconceitos de professores e pesquisadores que nos apoiaram e nos apoiam nas diversas iniciativas em curso.

Esperamos poder continuar trabalhando pelo desenvolvimento e divulgação do ensino, da pesquisa e da assistência em homeopatia junto à USP, com o intuito de esclarecer professores, pesquisadores, profissionais da saúde e a população a respeito das peculiaridades e dos benefícios do modelo homeopático de tratamento das doenças, ampliando a prática médica com uma alternativa terapêutica de grande valia e aplicação.

 

Scroll to top