FAUFORMA: uma lembrança inesquecível

Mayara Pillegi, egressa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP

 

Para a comemoração dos 90 anos da USP, eu gostaria de relembrar a FAUFORMA Designers, exposições para destacar o curso de Design da FAU-USP.

O curso foi iniciado em 2006 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Representou, entre tantas coisas, a emancipação das disciplinas de Design do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Eu fui da quarta turma do curso de Design e vivi anos intensos da construção e consolidação do curso. As turmas eram de apenas 40 alunos e o curso era noturno. Inicialmente, habitamos uma faculdade acostumada com aulas integrais dos alunos da Arquitetura e pouca estrutura para nos receber à noite. Com o tempo, a cantina passou a ficar aberta até mais tarde, assim como o LAME, laboratório que fornecia maquinários para a realização dos nossos projetos. Falando em projetos, a FAUFORMA Designers teve como objetivo dar visibilidade aos alunos e ao curso de Design, expondo os trabalhos de conclusão de curso que mais se destacaram.

A primeira edição da exposição, realizada em 2011, celebrou a primeira turma de alunos formados em Design pela FAU-USP e foi realizada no Museu da Casa Brasileira (MCB).
Encontrei imagens neste endereço aqui.

Depois tivemos uma segunda edição, em 2015, realizada no Mac, na época, na Praça do Relógio. Essa edição foi um ensaio da comemoração de 10 anos do curso de Design, iniciado em 2006. Ainda existe o site do evento.

Meu projeto de TCC foi um dos expostos.

Em 2016, houve a terceira edição da exposição, dessa vez realizada no edifício Maria Antônia, na Vila Buarque, finalmente comemorando os 10 anos do curso. Não localizei o site, creio que tenha saído do ar, mas algumas fotos estão disponíveis neste Instagram, que também contém imagens da exposição de 2015.

Meu TCC foi novamente um dos projetos expostos.

Eu ainda guardo os modelos do meu projeto utilizados nas exposições. Eram modelos de atividades lúdicas e era interessante observar as pessoas se divertindo com eles.

Talvez outras iniciativas similares tenham surgido depois, mas acabei não acompanhando.

Dentre tantas coisas que a USP significou pra mim, acredito que essa seja bem significativa para muitas pessoas, alunos e professores, que passaram pelo curso de design, e por isso escolhi destacá-la. Passamos por muitos desafios, e as exposições representam a concretização do nosso esforço e dedicação. É quando nos revelamos ao mundo para dizer a que viemos e ao que nos propomos, como pretendemos devolver à sociedade o valor investido em nossa educação e como trabalharemos em prol da evolução do mundo.

Estou há 13 anos no mercado de trabalho e me identifico como designer acima de qualquer cargo que eu ocupe na minha carreira, porque o modo de pensar e olhar para o mundo que a FAU e a USP me deram estão muito arraigados em como me construí, pessoal e profissionalmente.

Sou eternamente grata a ambas.

Scroll to top