Um conquista de uma classe social

Nadia Ione Silva Sacramento, egressa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Cheguei na USP em 2005. Deixei a família feliz e os amigos felizes. Passar no vestibular havia significado “uma conquista de uma classe social”, como disse uma amiga.

Realmente não é fácil para quem sai da escola pública, para quem passou toda vida escolar nela. Cheguei num tempo sem cotas, sem apoio. Desde as primeiras semanas, meu curso de Letras mostrou-me que havia escolhido o que eu gostava mesmo.

Depois vieram provas e trabalhos que não foram fáceis. Mas me dediquei. Jornada dura. De esperar ônibus debaixo de chuva às 11 da noite, pegar três conduções para voltar para casa e logo cedo me levantar para trabalhar.

Muitas leituras nos meus trajetos. Depois vieram também os estágios. Vi que concluir o curso seria outro desafio a vencer. Demorei, mas concluí. Hoje, trabalho em escola pública, pensando naqueles que possam estar percorrendo o caminho que percorri um dia. Foi um lugar que vislumbrei e usufruí.

Que honra é estar dentro destes 90 anos de vida da USP! Fica a minha gratidão. Sempre será uma grata lembrança em minha vida.