Uma veterinária para peixes ornamentais

Liura Sanchez Lauri, estudante de pós-graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica (FMVZ) da USP

Parto de uma ovelha – Foto: Arquivo pessoal

Sempre quis ser veterinária. Nascida na periferia, nunca sonhei com a oportunidade de fazer uma faculdade particular, mas batalhei muito para passar nas melhores faculdades públicas de São Paulo.

Em 2015, consegui realizar meu intento: USP e Unesp eram possíveis de escolher, como queria continuar morando com meus pais – já idosos, optei por continuar na cidade e não me arrependi.

A foto que escolhi mostra um dos momentos emblemáticos onde realizamos, na disciplina de Obstetrícia, o parto de uma ovelha.

Para mim, ser veterinária é isso, estar presente quando a vida se fizer presente e precisar de nós; ter ética e manter o equilíbrio que permita a saúde, respeitando os direitos e bem-estar dos animais.

Estou fazendo pós-graduação na Veterinária, ainda na USP e escolhi aqueles que possuem poucos veterinários para representá-los: os peixes ornamentais.

O desafio é enorme, mas a gratificação virá, graças ao ambiente e auxílio que a USP possui!