Acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da USP, hoje, 28 de maio, das 19h às 21h, o lançamento da Plataforma Brasileira de Política Contra as Drogas (PBPD). O objetivo é debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e na redução dos danos produzidos pelo uso de produtos ilícitos e pela violência provocada pela ilegalidade de sua circulação.
De acordo com os organizadores, a PBPD estimula politicas que garantam a autonomia e a cidadania das pessoas que usam drogas, bem como o efetivo direito à saúde. Para tanto, as 28 entidades envolvidas no projeto enfatizam que é preciso repensar o atual modelo da politica de drogas no Brasil.
Entre as instituições envolvidas estão o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Instituto Sou da Paz, Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, Centro de Estudos de Segurança Cidadania da Universidade Cândido Mendes e outras.
Também está sendo lançada em São Paulo a campanha Da Proibição Nasce o Tráfico, iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania. Essa ação foi criada para estimular o debate público no Brasil sobre os danos que a proibição de determinadas drogas causa a sociedade.
A iniciativa é do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da FD, que fica na rua Riachuelo, 185, 10º andar.
Com informações da Assessoria de Imprensa da FD
Mais informações: (11) 3111-4011